Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Krisztina Tóth ajuda mesatenistas ucranianas na Alemanha

Krisztina Tóth ajuda mesatenistas ucranianas na Alemanha, onde é técnica

Krisztina Tóth (terceira, da esq. para direita) com mesatenistas ucranianas: ajuda

A húngara Krisztina Tóth tem ajudado mesatenistas ucranianas na Alemanha, onde atua há muitos anos como técnica da Associação de tênis de mesa da Baviera. Como atleta, Krisztina participou de cinco edições olímpicas, isto é, de Atlanta-1996 a Londres-2012. Abaixo, transcrevo matéria da ETTU (União Europeia de tênis de mesa):

A húngara Krisztina Tóth, sete vezes campeã europeia e medalhista de bronze em campeonato mundial, está ajudando mesatenistas ucranianas. Ela está em busca de oportunidades para que as atletas participem de torneios internacionais como o Youth WTT (categoria Juventude) na Polônia, Alemanha e Espanha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ou seja: Veronika Matiunina, vice-campeã individual infantil no Europeu da Juventude em 2021, Olya Ponko e Anastasiia Khatchaturova chegaram depois de uma longa viagem de Kiev a Munique, no final de março, com ajuda de algumas famílias locais.

Elas vivem agora em um internato em Munique, isto é, no centro nacional bávaro. E estão totalmente integradas ao grupo, com mesatenistas da seleção nacional da juventude da Alemanha.

Treinos e aulas de alemão com Krisztina Tóth

As mesatenistas ucranianas treinam em local oferecido pela Associação de tênis de mesa da Baviera e estudam alemão diariamente com Krisztina Tóth.

“Procuro ajudar as meninas a participar de torneios internacionais, isto é, na Polônia, Alemanha e Espanha. Estou muito feliz, as meninas estão aqui, nos tornamos amigas e trabalhamos bem em equipe! Elas se adaptaram rápido. Estão em um internato, para que possam aprender o idioma e conciliar treinos e estudos. Agora estamos em contato com a Federação Internacional (ITTF) para obter ajuda deles,” disse Tóth.

ITTF ajudou atletas da Ucrânia a participar do WTT Star Contender Doha

Vale lembrar que em março, quatro mesatenistas ucranianos participaram do WTT Star Contender Doha com ajuda da Fundação ITTF. Ou seja: Margaryta Pesotska, Tetyana Bilenko, Ganna Gaponova and Yaroslav Zhmudenko receberam apoio da entidade para obter passagens e vistos para o Catar.

A atleta da Ucrânia Tetyana Bilenko no WTT Star Contender Doha: ajuda da ITTF (Foto: WTT)
A atleta da Ucrânia Tetyana Bilenko no WTT Star Contender Doha: ajuda da ITTF (Foto: WTT)

No WTT Star Contender Doha, Tetyana Bilenko falou de como a atmosfera da competição ajudava os atletas da Ucrânia a se sentir melhor:

“Quando estávamos disputando nossos jogos, nossas mentes estavam focadas somente nos jogos e não pensávamos na guerra. Isso nos deixou muito felizes. Foi bom poder competir em Doha, estar de volta no ambiente esportivo e com muitos amigos.”

A Fundação ITTF ainda lançou uma campanha de arrecadação de fundos, tendo a mesatenista espanhola Galia Dvorak, que é de origem ucraniana, como Embaixadora da Boa Vontade.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka