Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Quadri Aruna leva África ao Top 10 do mundo no tênis de mesa

Aos 33 anos, o nigeriano Quadri Aruna tornou-se o primeiro africano a figurar entre os 10 melhores do ranking mundial de tênis de mesa

O nigeriano Quadri Aruna: top 10 (Foto: Divulgação)

No ranking divulgado no início do mês pela ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), o nigeriano Quadri Aruna, de 33 anos, tornou-se o primeiro africano a figurar entre os 10 melhores do mundo.

A 10ª posição foi atingida com o novo sistema de Ranking Mundial, aprovado pelo comitê executivo da ITTF.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Segundo a WTT (World Table Tennis), nos seis últimos meses Quadri Aruna tem sido um dos mesatenistas mais ativos e consistentes do circuito. O nigeriano terminou 2021 nas quartas de final da WTT Cup Finals, vencendo Liang Jingkun no caminho (Aruna foi eliminado por Hugo Calderano). E continuou como o “bicho-papão” da China em 2022. Isto é: no WTT Star Contender Doha, superou três adversários chineses para chegar à semifinal.

“Nunca desisto ou fico intimidado por outros jogadores e técnicos, mesmo quando enfrento a poderosa China,” disse Aruna.

Em 2021, Quadri Aruna ficou entre os 8 melhores no Campeonato Mundial em Houston e no WTT Cup Finals
Em 2021, Quadri Aruna ficou entre os 8 melhores no Campeonato Mundial em Houston e no WTT Cup Finals (Foto: Divulgação)

Mas a jornada de Quadri Aruna ao topo tem sido dura. Em entrevista ao Premium Times, o mesatenista revelou alguns sacrifícios que fez para seguir melhorando seu jogo, ou seja: “muitas horas de viagem, noites sem dormir, muitas horas de treino e muitos momentos de lesão.”

“Houve várias derrotas e, é claro, muitas vitórias. No fim das contas, posso dizer que estou muito feliz.”

“Estou satisfeito, realizado. Mas tudo ainda é possível se eu puder seguir neste caminho. É possível ir além.”

Participações em Jogos Olímpicos

Quadri Aruna representou a Nigéria em muitos torneios, especialmente nos Jogos Olímpicos. Isto é: ele jogou em Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020 (na capital japonesa ele foi eliminado por Gustavo Tsuboi na 4ª rodada, entre os 32).

Aruna prosseguiu: “Como disse antes, eu treino muito forte, viajo muito, invisto meu tempo e dinheiro. Tenho investido muito, viajado o mundo inteiro para jogar, e em muitas ocasiões, jogando sozinho. Ou seja, isso tem a ver com muitos sacrifícios.”

“Sempre irei apenas focar e acreditar em mim mesmo… e finalmente, o trabalho árduo rendeu frutos”.

+Bastidores da gravação do Bola da Vez com Hugo Calderano na ESPN

Tendo entrado no Top 10, Quadri Aruna acredita que ainda há muito mais a conquistar: “Agora é continuar trabalhando cada vez mais forte e seguir acreditando, ou nada irá acontecer.”

Receita do sucesso

“O processo será sempre o mesmo, isto é: com treino, sono, descanso, viagens e disputa de torneios.”

“Estamos sempre sob pressão, ou seja: perdemos, ganhamos. A diferença é continuar acreditando e nunca desistir… e seguir trabalhando cada vez mais forte.”

“Haverá momentos ruins, haverá lesões. Às vezes haverá momentos bons e espero poder seguir adiante.”

E Aruna concluiu com um desejo, quase uma oração: “Espero ter menos lesões no futuro para que eu possa ter melhores resultados.”

Mais em Blog da Lyanne Kosaka