Siga o OTD

Blog da Lyanne Kosaka

Duplas mistas com EUA e China juntos são chamariz do Mundial

Mesatenistas dos dois países competem juntos nos 50 anos da “Diplomacia do pingue-pongue”

Lily Zhang/Lin Gaoyuan (esq,) e Wang Manyu/Kanak Jha (foto: ITTF)

O evento de duplas mistas promete ser um dos destaques no campeonato mundial de tênis de mesa que acontece a partir desta terça (23/11) em Houston, Estados Unidos. O motivo é que estarão em ação dois pares formados por atletas chineses e americanos. Assim, Lily Zhang (EUA, número 35 do ranking fem.) jogará ao lado de Lin Gaoyuan (CHN, número 7 do mundo); e Kanak Jha (EUA, número 31 do ranking masc.) fará parceria com Wang Manyu (CHN, número 4 do mundo).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

De acordo com a ITTF, o anúncio foi feito no último fim de semana, no Jantar da Paz por meio do Esporte em comemoração ao 50º aniversário da Diplomacia do pingue-pongue. A festa reuniu convidados, representantes da Embaixada da República Popular da China nos Estados Unidos e o prefeito de Houston.

Parcerias China-EUA

Lin Gaoyuan comentou: “Estou muito feliz pela parceria com Lily Zhang no evento de duplas mistas. Ela é a melhor mesatenista dos Estados Unidos, ainda não sou o melhor jogador da China, mas nosso objetivo é avançar no evento. A maior vantagem de fazer parceria com ela é que ela fala mandarim. Espero que possamos entrar no ritmo em breve, desenvolver uma boa química e trabalhar para uma ótima performance. E espero que os fãs da China e dos EUA torçam pelos pares de duplas mistas China-EUA.”

Lili Zhang completou: “Vai ser incrível; é tão legal poder comemorar o 50º aniversário da Diplomacia do pingue-pongue nos EUA, no campeonato mundial. Acho que será um momento histórico e estou muito feliz que nossos países possam trabalhar juntos por meio do esporte. Estou muito animada para jogar com Lin Gaoyuan, é tão legal formar dupla com um mesatenista da seleção chinesa. Eles são os melhores do mundo, então farei o meu melhor e espero que possamos trabalhar bem juntos e conseguir um bom resultado no evento de duplas mistas.”

Diplomacia do pingue-pongue

Este é um novo capítulo na jornada da Diplomacia do pingue-pongue, exatamente 50 anos depois que o tênis de mesa começou a construir uma ponte entre os dois países. No Campeonato Mundial de 1971 realizado em Nagoya, Japão, o mesatenista americano Glenn Cowan embarcou, por engano, no ônibus que transportava a equipe chinesa. Mas Zhuang Zedong, a estrela do time chinês, o cumprimentou por meio de um intérprete e os fotógrafos não deixaram de registrar o incidente. Isto é, o clima político na década de 1960 era tal que a visão de atletas chineses e americanos juntos ganhava as manchetes. A inesperada relação entre as equipes dos EUA e da China logo virou o assunto do torneio.

 Zhuang Zedong (centro) e Glenn Cowan no Mundial de tênis de mesa em 1971, no Japão
Zhuang Zedong (centro) e Glenn Cowan no Mundial de tênis de mesa em 1971, no Japão 

Após a notícia, Mao Zedong, Presidente da República Popular da China, convidou a equipe de tênis de mesa dos Estados Unidos para visitá-los. Assim, membros da equipe americana, acompanhados de jornalistas, chegaram à China em abril de 1971 para disputar alguns amistosos. Eles foram a primeira delegação americana a visitar a capital chinesa, Pequim, desde 1949. Considerado um dos maiores avanços diplomáticos daquela época, o tênis de mesa desempenhou um papel fundamental no restabelecimento dos laços entre a China e os Estados Unidos. O episódio ficou conhecido como “Diplomacia do pingue-pongue”.

Pode único do esporte

Steve Dainton, CEO do Grupo ITTF, comentou: “Mais uma vez, estamos  testemunhando como o tênis de mesa pode criar diálogos e promover o entendimento mútuo. Isso nos inspirará a realizar um campeonato extraordinário e histórico e a encorajar os sonhos, esperanças e aspirações. Não apenas de toda a comunidade do tênis de mesa, mas também da próxima geração em todo o mundo.”

Liderado pela Fundação ITTF, o programa de Diplomacia do pingue-pongue continuou ganhando impulso. Outro marco significativo foi a união das Coreias do Norte e do Sul para competir como Coréia Unificada. Isso aconteceu em várias ocasiões (como no Mundial de 1991 Chiba, Japão). A Diplomacia do pingue-pongue será o tema do Dia Mundial do Tênis de Mesa em 6 de abril de 2022. Assim, centenas de eventos serão realizados em todo o mundo, com o objetivo de construir relações entre as nações e promover a paz ao redor das mesas.

Mais em Blog da Lyanne Kosaka