Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano e Bruna Takahashi lideram Brasil no Mundial

Além dos dois mais bem colocados nos rankings individuais, seleção terá Caroline Kumahara, Eric Jouti, Vitor Ishiy, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Competição vai de terça (23) até segunda (29), nos Estados Unidos

Hugo Calderano Campeonato Pan-Americano de tênis de Mesa Mundial de tênis de mesa
(Santiago Regaira/ITTF Americas)

O Mundial de tênis de mesa, principal competição da modalidade na temporada além dos Jogos Olímpicos, começa nesta terça-feira (23) com a presença de sete brasileiros. Bruna Takahashi, Caroline Kumahara, Vitor Ishiy, Gustavo Tsuboi, Eric Jouti, Thiago Monteiro e Hugo Calderano vão competir em Houston, nos Estados Unidos, no primeiro torneio do nível a acontecer fora da Europa e da Ásia desde 1939. As disputas vão até segunda-feira (29).

Se depender da atual fase dos atletas do Brasil, o bom desempenho já está garantindo em solo norte-americano. Com exceção de Thiago Monteiro, todos estiveram na disputa do Campeonato Pan-Americano, em Lima, no Peru, competição que rendeu nove medalhas à delegação. Os principais nomes são Hugo Calderano e Bruna Takahashi.

A fera

Hugo Calderano Campeonato Pan-Americano de tênis de Mesa Mundial de tênis de mesa
Calderano campeão no Pan (Santiago Regaira/ITTF Americas)

Hugo Calderano foi campeão do Pan-Americano e aumentou a série invicta em torneios nas Américas: está há seis anos sem perder um jogo em competições do continente. Além disso, levou mais 500 pontos no ranking mundial de tênis de mesa e deve aparecer na quarta colocação da lista nesta terça-feira (23). Apenas um mesa-tenista das Américas chegou nessa posição, mesmo antes da criação do ranking, Sol Schiff, dos Estados Unidos, em 1938. Antes, em setembro, o carioca conquistou pela primeira vez uma edição do WTT Star Contender. Foi em Doha, no Catar, resultado que o colocou como Top 5 mundial.

“Eu me preparei muito bem antes dos Jogos Olímpicos e joguei muito bem em Tóquio. Consegui usar toda essa preparação e treinamento que fiz para a Olimpíada nas competições depois dos Jogos também. Então, consegui aproveitar tudo que fiz antes e, com certeza, estou na minha melhor fase da carreira, estou jogando em um nível que eu nunca havia jogado até agora e espero continuar evoluindo”, disse Calderano. Ele comparou a fase atual com a do último Mundial, disputado em 2019 na Hungria, quando caiu nas oitavas. “Estou em um nível muito acima. No atual, eu vou ser um dos quatro cabeças (de chave). Não vai ter a presença do Ma Long e do Xu Xin, então isso abre bastante caminho, aumentam as minhas chances de medalha.”

Top 50

Bruna Takahashi Campeonato Pan-Americano de tênis de Mesa Mundial de tênis de mesa
Santiago Regaira/ITTF Americas

Bruna Takahashi é o principal nome no feminino. Ela ocupa a 47ª posição no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). “O Mundial é um dos torneios mais difíceis que temos no tênis de mesa, mas acredito que estou em uma ótima fase, tenho jogado muito bem, conquistado bons resultados e espero repetir esta performance em Houston”, afirmou a paulista, medalhista de prata no Pan-Americano. “O torneio individual da Bruna foi muito bom, foi excelente ela ter chegado à final. Contra a Adriana, ela mostrou um bom nível, uma alta intensidade o tempo todo, que é a maneira que ela precisa se apresentar sempre. E ela fez isso em Lima tanto mental quanto tecnicamente”, avaliou o treinador Lincon Yasuda.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A mesatenista diz que o ano foi “muito complicado, por causa das limitações da Covid, as limitações para viagens e torneios também. Porém, ficar entre as top 50 e não cair na classificação foi ótimo. Claro que eu gostaria de subir na lista, mas manter a posição também é muito difícil, então estou feliz por ter mantido minha colocação nesta temporada.”

Mais Brasil no Mundial

Bruna Takahashi e Vitor Ishiy Campeonato Pan-Americano de tênis de Mesa Mundial de tênis de mesa
Bruna Takahashi e Vitor Ishiy (Santiago Regaira/ITTF Americas)

Nas duplas, o Brasil vai ser representado por Eric Jouti/Vitor Ishiy e Thiago Monteiro/Gustavo Tsuboi nas masculinas, Caroline Kumahara/Bruna Takahashi na feminina e Ishiy/Bruna nas mistas. Essa última é a atual campeã pan-americana e deve estar na 13ª posição do ranking mundial na próxima atualização da ITTF. Kumahara também estará no individual após ser bronze em Lima. “A Carol também se apresentou muito bem, chegou na semifinal. Ela conseguiu pegar o que foi possível a ela em termos de resultado. No quesito performance, ela esteve muito bem, com bolas firmes. Ela está bem-preparada para o que está por vir”, complementou o técnico Lincon Yasuda.

Mais em Tênis de Mesa