Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano confirma ranking que quebra escrita de 83 anos

Brasileiro supera japonês, aparece em quarto lugar e se coloca onde ninguém das Américas esteve em mais de oito décadas. Bruna Takahashi também cresce e ocupa posição nunca alcançada por uma brasileira

Hugo Calderano Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa campeão quarto lugar ranking mundial
Calderano novamente fazendo história (Santiago Regaira/ITTF Americas)

Há 83 anos um representante das Américas não ocupava o posto de quarto melhor do mundo no tênis de mesa, ponto máximo que um atleta do continente chegou na modalidade. Neste 23 de novembro de 2021, o carioca Hugo Calderano quebrou o jejum ao alcançar a mesma posição número quatro do ranking mundial masculino, atualizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Destaque também para Bruna Takahashi, que subiu oito posições e chega onde nenhuma mulher brasileira jamais esteve na lista

A atualização divulgada nesta terça-feira mostra três chineses nas primeiras colocações. Fan Zhendong lidera com 12.494, seguido por Ma Long somando 12.212 e Xu Xin, com 10.356. Hugo Calderano, o primeiro não chinês da lista, vem a seguir computando 8.964 pontos. A distância dele para o agora quinto colocado, o japonês Tomokazu Harimoto, é de 255 pontos. A subida do brasileiro foi determinada pelo título do Campeonato Pan-Americano, conquistado no dia 15, em Lima, no Peru. O resultado rendeu 500 pontos, viabilizando superar Harimoto.

Sol Schiff

Antes da criação do ranking mundial, apenas um atleta das Américas havia chegado tão longe: Sol Schiff, dos Estados Unidos, em 1938, reconhecido como o quarto melhor do mundo daquela temporada pela própria ITTF. Hugo Calderano pode superar essa marca, já que nesta quarta-feira (24), ele inicia trajetória no Mundial de Houston, nos Estados Unidos. Um bom resultado pode levá-lo ao terceiro posto em dezembro.

Bruna Takahashi

Bruna Takahashi Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa medalha de prata lugar ranking mundial
Bruna Takahashi (Santiago Regaira/ITTF Americas)

Bruna Takahashi também alcançou uma marca história. Ela, medalhista de prata no Pan de Lima, passou a somar 4.002 pontos e subiu do 47° para o 38° lugar, posição que nunca uma mulher brasileira chegou no ranking mundial. A líder é a chinesa Chen Meng com 13.850. Nas duplas mistas, Takahashi e Vitor Ishiy figuram na 13ª colocação com 865 pontos, a apenas quatro de distância da parceria bielorrussa Daria Trigolos e Aleksandr Khanin. A dupla, que começou a temporada na posição de número 64, foi campeã do Pan-Americano.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No individual masculino, Vitor Ishiy subiu oito posições e agora é o 55° colocado. Eric Jouti pulou nove e passou a ser o 83°. Gustavo Tsuboi permanece na posição número 38, como o segundo melhor brasileiro, e Thiago Monteiro ocupa o 92° lugar, fechando a lista de atletas do país no Top 100. No feminino, Caroline Kumahara voltou a ser a número 2 do país, em 136°, e Jessica Yamada ocupa a posição 142. Nas duplas, Kumahara e Yamada saltaram 50 posições e agora estão em 78° lugar. Nas masculinas, Eric Jouti e Vitor Ishiy avançaram 55 e figuram em 45°.

Mais em Tênis de Mesa