Siga o OTD

Basquete

Damiris sofre lesão e está fora do restante da temporada da WNBA

Com lesão no pé direito sofrida em 31 de agosto, Damiris não atuará mais na temporada da WNBA, segundo o Minnesota Lynx

Damiris Minnesota Lynx WNBA
(Crédito: Ned Dishman/NBAE via Getty Images)

Maior nome do basquete feminino brasileiro nos últimos anos e única representante do país na atual temporada da WNBA, Damiris Dantas não jogará mais em 2021 nos Estados Unidos. Segundo boletim médico do Minnesota Lynx, time da jogadora, a brasileira sofreu uma lesão de Lisfranc no pé, que quer dizer que um ligamento da região foi rompido, e não joga mais na temporada de 2021. Ainda segundo a equipe, a pivô da seleção brasileira não precisará passar por cirurgia.

-Luisa Stefani vai à semifinal do US Open e quebra jejum de 53 anos

A lesão de lisfranc ocorre quando o corpo do indivíduo continua em movimento enquanto o seu pé é travado por qualquer motivo que seja, ocasionando um rompimento desse ligamento entre o tarso e o metatarso.

O problema médico da brasileira aconteceu na partida do dia 31 de agosto contra o New York Liberty. Depois de atuar por cerca de 12 minutos, Damiris saiu mancando de quadra e não retornou para o restante do duelo. Em 2021, a pivô da seleção brasileira vinha tendo uma participação importante no esquema de jogo do Minnesota Lynx. Apesar estar com médias de 7,7 pontos, 4,0 rebotes e 2,3 assistências por jogo, a atleta era nome frequente no quinteto titular da equipe, estando nele em 20 dos 24 jogos da temporada até o momento da lesão.

O momento de Damiris Dantas

A temporada de 2020 foi a melhor da carreira da pivô da seleção brasileira nos Estados Unidos. Damiris  teve as melhores médias da carreira, com quase 13 pontos (12,9), seis rebotes, um toco e 26,6 minutos por partida. Em um jogo contra o Chicago Sky, fez 28 pontos, a melhor marca dela em uma partida oficial nos Estados Unidos e sexta maior de uma jogadora do Brasil na WNBA.

Apesar de ter sido eliminado pela então campeão Seattle Storm, Damiris Dantas também conseguiu um feito histórico nos playoffs de 2020. Na segunda partida entre as equipes, a pivô marcou 23 pontos, igualando a terceira maior marca por uma jogadora do Brasil nos playoffs da WNBA na história. As duas maiores marcas são 30 e 25 pontos de Iziane.

Após o fim da temporada para sua equipe na WNBA, Damiris fechou com o Vera Cruz Campinas e fez parte da equipe na reta final do Paulista feminino de basquete, em que o time campineiro ficou com o título. Já em 2021, a jogadora alegou problemas físicos e pessoais e não participou da conquista da medalha de bronze com o Brasil na Americup de basquete feminino, em Porto Rico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A temporada do Minnesota Lynx

Depois de um começo ruim na temporada regular, com quatro derrotas seguidas, o Minnesota se recuperou, conseguiu uma sequência de 13 vitórias em 15 jogos, e é o quarto colocado na WNBA de 2021, já garantido nos playoffs.

Damiris Minnesota Lynx WNBA
(Crédito: Stephen Gosling/NBAE via Getty Images)

Mesmo com a lesão, Damiris tem futuro certo na WNBA. Na última temporada, ainda na fase regular, a pivô brasileira teve seu contrato renovado pelo Minnesota Lynx por dois anos e seguirá na equipe, pelo menos, até o fim da temporada de 2022.

Mais em Basquete