Siga o OTD

Basquete

Flamengo bate Paulistano e retoma liderança isolada do NBB

O Flamengo voltou a jogar nesta quinta-feira (10) e retomou a liderança isolada ao bater o Paulistano/Corpore, por 104 a 76

Após perder a invencibilidade no NBB (Novo Basquete Brasil) 2020/21 para o São Paulo, o Flamengo voltou a jogar nesta quinta-feira (10) e retomou a liderança isolada ao bater o Paulistano/Corpore, por 104 a 76. Com artilharia pesada da linha de três, com 19 acertos, o time Rubro-Negro superou os comandados do técnico Régis Marrelli em duelo disputado no ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, São Paulo
Chuzito foi o cestinha do Flamengo na vitória diante do Paulistano pelo NBB (LNB/Divulgação)

Após perder a invencibilidade no NBB (Novo Basquete Brasil) 2020/21 para o São Paulo, o Flamengo voltou a jogar nesta quinta-feira (10) e retomou a liderança isolada ao bater o Paulistano/Corpore, por 104 a 76. Com artilharia pesada da linha de três, com 19 acertos, o time Rubro-Negro superou os comandados do técnico Régis Marrelli em duelo disputado no ginásio Hugo Ramos, na sede de Mogi das Cruzes, em São Paulo.

Chuzito e Cauê Borges

Cauê Borges foi o destaque do Paulistano na derrota diante do Flamengo pelo NBB (LNB/Divulgação)
Cauê Borges foi o destaque do Paulistano na derrota diante do Flamengo pelo NBB (LNB/Divulgação)

Com 25 pontos, o ala-armador argentino Chuzito foi o cestinho do Flamengo e da partida pelo NBB, ao lado do armador Cauê Borges, que alcançou a mesma pontuação com a camisa do Paulistano. O time Rubro-Negro ainda contou com as boas participações de Léo Demétrio, ala-pivô, com 18, Rafael Hettsheimeir, pivô, com 17, e Olivinha, ala-pivô, com 15. Já no time de São Paulo, Deryk, ala, fez 17, e Vitão, ala-pivô, anotou dez.

+ Na última bola, Pato Basquete vence Bauru pelo NBB

Com o resultado positivo, o Flamengo lidera o NBB de forma isolada, com oito vitórias em nove partidas, aproveitamento de 88,8% dos pontos. Do outro lado, o Paulistano atingiu a marca de sete confrontos e apenas a segunda derrota, com 71,4%, caindo da quinta para a sexta posição, sendo superado pelo Sesi Franca. O time Rubro-Negro chegou aos 17 pontos e os comandados de Régis Marrelli aos 12.

+ Flamengo acerta com ala-armador destaque na seleção mexicana

Os números do duelo confirmam a superioridade do Flamengo. O time comandado pelo técnico Gustavo de Conti anotou 19 bolas de três pontos contra 11 do Paulistano. Além disso, a equipe Rubro-Negra deixou a quadra com 60% (15/25) de eficiência nas bolas de dois pontos, com o rival tendo somente 36,2% (17/47). O clube carioca pegou 40 rebotes e deu 23 assistências contra 37 e 15, respectivamente, do derrotado.

O Flamengo lidera o NBB de forma isolada com 88,8% de aproveitamento dos pontos (LNB/Divulgação)
O Flamengo lidera o NBB de forma isolada com 88,8% de aproveitamento dos pontos (LNB/Divulgação)

A disputa

A tabela do NBB (Novo Basquete Brasil) da temporada 2020/21 está definida. Por conta do coronavírus, a competição será disputada em sete sedes, para diminuir a quantidade de viagens das equipes pelo país. O torneio teve seu início marcado para 10 de novembro. 

As sete sedes serão Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).

As escolhas das sedes 

Para decidir quais seriam as sedes dos jogos no primeiro turno, o Conselho de Administração do NBB tomou a decisão de realizar as sedes em capitais do Brasil para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos, por exemplo.

Não existe uma quantidade de partidas pré-definida por sedes. Para a decisão do calendário, foi levada em consideração a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. Por isso, será comum existirem sedes com sequências maiores de jogos e outras mais curtas.

O segundo turno 

As equipes do NBB (Novo Basquete Brasil)optaram pela manutenção do sistema de sedes fixas, os jogos serão definidos usando o mesmo critério, a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O segundo turno começará após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.

Mais em Basquete