Siga o OTD

Badminton

Ygor Coelho vai reeditar a final do Pan na decisão do Peru International

O brasileiro Ygor Coelho bateu o canadense B. R. Sankeerth nas quartas e o húngaro Gergely Krauz para chegar à final do Peru International de badminton

Ygor Coelho semifinal Peru International de badminton
Reprodução Instagram

Depois de vencer as duas primeiras partidas do torneio na quinta-feira, Ygor Coelho continuou nesta sexta a boa campanha do Peru International de badminton e, com mais duas vitórias, se garantiu na final do torneio. O brasileiro superou o canadense B. R. Sankeerth por duplo 21/14 e 21/15 nas quartas de final e não deu chances na semifinal para o húngaro Gergely Krauz, derrotado por 21/11 e 21/16. Na decisão, ele enfrenta o canadense Brian Yang, mesmo adversário que derrotou para ganhar a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.

“Eu não acredito que estou na final depois de tudo o que aconteceu. Como isso é legal. Acho que ninguém entende essa sensação que eu estou sentindo agora. É uma mistura de muita coisa. Eu sou muito grato às pessoas que me ajudaram: ao Time Brasil, à Gwen (Maitre, que cuida da carreira do atleta), o Alix, preparador físico da Miratus, o Jonathan (Mathias, atleta), que está comigo na Dinamarca, seguindo meus passos e me motiva demais. Eu estou feliz num nível que eu tenho que focar amanhã porque ainda não acabou. Vou até dormir para passar logo e chegar logo amanhã. E e espero que amanhã a peteca esteja do meu lado”, afirmou o jogador em rápida conversa com a reportagem.

Ygor Coelho se refere ao tempo que ficou sem jogar por causa da pandemia e também à cirurgia que fez, no meio da paralisação, para corrigir um problema no quadril. Depois disso, voltou a jogar no circuito internacional, mas não tinha conseguido ainda nenhuma vitória antes da estreia no Peru International.

QUARTAS DE FINAL

No primeiro set do jogo desta sexta-feira, Ygor Coelho conseguiu se impor desde o começo abrindo 4 a 1 logo de cara e mantendo uma vantagem confortável até chegar a 15 a 7. A partir daí, o canadense começou uma reação e chegou a diminuir a diferença para quatro pontos em 16 a 12.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Mas Ygor Coelho retomou o controle e voltou a abrir oito pontos de vantagem em 20 a 12. B. R. Sankeerth salvou dois match points, mas, no terceiro, mandou a bola na rede, o que fez o brasileiro garantir a vitória no primeiro set por 21 a 14.

No segundo set, B. R. Sankeerth fez de tudo para manter o jogo mais equilibrado e, no começo, realmente conseguiu, quando a vantagem era de 4 a 3 para Ygor Coelho. Aos poucos, no entanto, o brasileiro começou a abrir e chegou a 10 a 7.

Daí para frente, no entanto, Ygor Coelho conseguiu uma sequência de pontos e abriu 16 a 8 de vantagem. Por mais que o canadense lutasse, tanto que chegou a reduzir a diferença para cinco em 18 a 13, o brasileiro tinha o jogo sob controle e fechou em 21 a 15.

SEMIFINAL

Ygor Coelho enfrentou na semifinal o húngaro Gergely Krauz, um adversário que ele já tinha vencido duas vezes na carreira. A primeira no Aberto do Canadá por 21/18 e 22/20 e a segunda no Aberto do Brasil de 2018 por 21/18 e 21/19.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Se os confrontos anteriores foram decididos sempre com parciais apertadas, o mesmo não aconteceu nesta sexta-feira. Ygor Coelho passou como um rolo compressor para cima de Gergely Krauz e venceu o primeiro set por folgados 21/11.

No segundo set, o húngaro tentou equilibrar as ações e conseguiu no começo da parcial, mesmo tendo Ygor Coelho sempre na frente. Foi assim até o placar chegar a 8 a 6. A partir daí, o brasileiro emendou uma sequência de seis pontos seguidos, disparou na frente ao marcar 14 a 6 e chegou tranquilamente a 20/11. Gergely Krauz fez então o que podia, salvou cinco match points, mas acabou derrotado por 21/16.

FINAL

 O adversário na decisão, o canadense Brian Yang, medalha de prata em Lima-2019, derrotou na semifinal o guatemalteco Kevin Gordon, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, por duplo 21/19.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton