Siga o OTD

Badminton

Guatemala mantém veto e Ygor Coelho será único brasileiro no Pan-Americano

Ygor Coelho vai jogar o Pan de badminton porque vai para a Guatemala direto do Peru. Os outros 12 inscritos, que saíram do Brasil, foram vetados

ygor coelho orleans masters badminton
BWF

Os 12 atletas convocados estavam reunidos em Americana com as malas prontas para a viagem de domingo quando receberam a notícia de que a Guatemala manteve o veto de entrada a pessoas vindas do Brasil e que nenhum deles poderá disputar o Campeonato Pan-Americano de badminton. O único representante será Ygor Coelho, que vai direto de Lima, onde neste sábado disputa a final do Peru International.

“Após aguardar até o limite possível, hj às 22hs a Condederação Brasileira de Badminton (CBBd) tomou a decisão de cancelar a participação dos atletas brasileiros que estão no Brasil no Campeonato Pan-Americano, que será realizado na Guatemala semana que vem, em função destes atletas e técnico não poderem entrar neste país.
O Brasil terá apenas o atleta Ygor Coelho nesta competição, em função deste atleta residir na Dinamarca e estar no Peru”, afirmou o presidente da entidade, Beto Santini, depois de ter buscado ajuda ao longo da semana da Federação Guatemalteca, do Comitê Olímpico do Brasil, da Confederação Pan-Americano e também do Ministério da Cidadania.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

“Foi feito o possível e o impossível neste últimos sete dias para que todos atletas pudessem participar, porém não tivemos êxito em todas as tentativas. Lamentamos profundamente que, ainda nos tempos atuais, decisões não esportivas possam sobrepor as esportivas, tirando destes atletas igualdade de oportunidade. Esporte deve ser definido na quadra, no caso do badminton, e não fora dela. Vamos tomar todas as medidas cabíveis e possíveis para reparar esta injustiça com nossos atletas”, desabafou o dirigente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O Campeonato Pan-Americano de badminton vale 7 mil pontos no ranking mundial e tem fundamental importância na briga pela classificação olímpica. A principal prejudicada por conta disso é Fabiana Silva, única brasileira com chances de conseguir uma vaga em Tóquio no feminino. No masculino, a classificação de Ygor Coelho está bem encaminhada e, como será o único brasileiro no Pan-Americano, espera aproveitar a competição para conquistar pontos importantes para subir no ranking e chegar aos Jogos numa melhor posição.

Brasil vence Ilhas Malvinas, passa em 2º e pega Canadá na semi fabiana silva badminton campeonato pan-americano
Com chances de ir a Tóquio, Fabiana Silva é a maior prejudicada com a ausência do Brasil no Pan (Wander Roberto/COB/arquivo)

Todo o problema começou na sexta-feira da semana passada, quando o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, fez um pronunciamento em que anunciou o fechamento das fronteiras do país para viajantes vindos do Brasil, do Reino Unido e da África do Sul. Antes do badminton, o tiro com arco brasileiro foi prejudicado porque disputaria essa semana uma etapa de Copa do Mundo no país da América Central.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Badminton