Siga o OTD

Pan 2019

Ygor Coelho ganha 1º. ouro da história do badminton do Brasil

Pela primeira vez na história, um brasileiro conquista a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos. O autor do feito é Ygor Coelho!

Ygor Coelho entrou para a história do esporte brasileiro ao se tornar o primeiro atleta do país a conquistar a medalha de ouro do badminton nos Jogos Pan-Americanos. Para chegar ao título, ele derrotou na final o canadense Bryan Yang com parciais de 21/19 e 21/10.

“É a primeira medalha de ouro da história do badminton brasileiro nos Jogos Pan-Americanos, estou muito orgulhoso de poder representar meu país e ainda mais em faturar uma medalha de ouro”, disse o mais novo campeão do badminton em Lima 2019.

Melhor colocado das Américas no ranking mundial, Ygor Coelho teve pela frente uma das maiores revelações da modalidade no continente. Com apenas 17 anos, Brian Yang eliminou na caminhada até a final os experientes Osleni Guerrero, de Cuba, campeão pan-americano de badminton em abril deste ano, e o guatemalteco Kevin Cordón, ganhador da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara 2011 e Toronto 2015.

Além disso, o canadense havia derrotado o brasileiro no último encontro entre os dois, no Brasil Open, em maio deste ano. Mas, desta vez, Ygor Coelho entrou em quadra disposto a fazer história e impôs seu jogo desde o primeiro minuto do duelo.

O primeiro set foi mais equilibrado. Apesar de Ygor Coelho ter se mantido na liderança do placar na maior parte do tempo, o canadense sempre esteve por perto e a vitória só foi definida nos pontos finais: 21 a 19. Já a segunda parcial foi mais tranquila. O brasileiro conseguiu abrir vantagem logo de cara e soube administrá-la até fechar a partida em 21/19 e 21/10.

A medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos é mais uma conquista continental na carreira de Ygor Coelho, que foi campeão pan-americano adulto da modalidade em 2017 e 2018 e seis vezes nas categorias de base.

Além da medalha de ouro conquistada por Ygor Coelho, o Brasil faturou mais quatro bronzes nas duplas nos Jogos Pan-Americanos. “Cheguei ao número 30 de mundo sozinho e não sabia o que fazer mais. Eu era o 30º do mundo mas estava perdido depois da Rio-2016. E sozinho eu você não chega a lugar alguma. O COB me ajudou como uma estrutura, eles me deram uma treinadora e isso fez toda a diferença”, completou o campeão.

Ygor atua no Højbjerg, da Dinamarca, e essa mudança de país fez toda a diferença. “O nível da liga dinamarquesa é muito alto, tem jogadores do mundo todo e isso fez toda a diferença. Aprendia muita coisa. Minha técnica, concentração, como cuidar do meu corpo. Sou outro jogador agora”, finalizou o emocionado e contente atleta do badminton do Brasil.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan 2019