
O Brasil vai disputar o Mundial Indoor de atletismo com 12 atletas. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta terça-feira (11) a equipe que vai representar o país em Nanjing, na China, entre os dias 21 e 23 de março. São quatro mulheres e oito homens.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Ana Carolina Azevedo, na prova de 60m, Micaela Rosa de Mello e Ketiley Batista, ambas nos 60m com barreiras, e Regiclécia Cândido da Silva, no salto triplo, foram a equipe feminina. A masculina tem Thiago Gobatti nos 60m, Matheus Lima nos 400m, Guilherme Orenhas nos 800m, Eduardo de Deus e Rafael Pereira nos 60m com barreiras, Almir Júnior no salto triplo, Welington Morais no arremesso do peso e
José Fernando Ferreira Santana no heptatlo.
Caras novas
Sete dos convocados estiveram nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Já Regiclécia da Silva, Micaela Rosa, Guilherme Orenhas e Thiago Gobatt farão a estreia no Mundial Indoor de atletismo.
Regiclécia, 23 anos, fez o melhor resultado pessoal no Sul-Americano Indoor. Alcançou 14,17m, recorde nacional em pista coberta. Thiago Gobatti, 25 anos, foi a surpresa do Brasileiro de Provas Similares ao Indoor ao vencer os 60m cravando 6s60. Micaela Rosa chegou a bater o recorde sul-americano dos 60m com barreiras (8s02), marca posteriormente melhorada por Ketiley Batista (8s00).
- Palmeiras e RB Bragantino empatam na estreia do Brasileiro
- Sesi Bauru ganha do Minas e quebra tabu incômodo na Superliga
- Meligeni finalista em Mérida; Matos e Melo perdem em Miami
- Amanda Moro fica em 11º na Etapa da Bolívia da Copa América
- Gui Khury na final com a melhor nota entre os brasileiros
Adiamentos e adiamentos
O Mundial Indoor de atletismo em Nanjing seria originalmente em 2020, mas a pandemia de covid-19, iniciada naquele ano, impossibilitou a realização do evento. A competição foi remarcada para março de 2021 e, depois, para março de 2023, sem sucesso.
A World Athletics decidiu então pelo adiamento definitivo para 2025, mantendo o Mundial de Glasgow em 2024. Assim, de forma excepcional, o Mundial Indoor será realizado em três anos consecutivos – em 2026, será em Torun, na Polônia, retomando a sua periodicidade regular a partir de 2028.
Darlan
O Mundial Indoor de Nanjing é a 20ª edição dos Mundiais em pista coberta. O primeiro foi disputado em 1985, na cidade de Paris. O Brasil conquistou 17 medalhas, cinco de ouro, seis de prata e seis de bronze. Darlan Romani, do arremesso do peso, é o mais recente brasileiro campeão, com o título conquistado em 2022, em Belgrado.
“A China já queria ter realizado esse Campeonato Mundial Indoor muitos anos atrás. Mas teve a pandemia e outros problemas. Tenho certeza que será um grande evento. A China, como sempre, faz muitos investimentos, e realiza eventos de excelência. A expectativa é muito grande e proporcional à nossa alegria de podermos, mais uma vez, levar nossos atletas para um Campeonato Mundial”, disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt
Delegação brasileira
Feminino
Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP) – 60 m
Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) – 60 m com barreiras
Ketiley Batista (ASPMP-SP) – 60 m com barreiras
Regiclécia Cândido da Silva (Pinheiros-SP) – salto triplo
Masculino
Thiago Gobatti (AFEA-SP) – 60 m
Matheus Lima (Pinheiros-SP) – 400 m
Guilherme Orenhas (IABC-SC) – 800 m
Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) – 60 m com barreiras
Rafael Pereira (AABLU-SC) – 60 m com barreiras
Almir dos Santos (Sogipa-RS) – salto triplo
Welington Morais (Pinheiros-SP) – arremesso do peso
José Fernando Ferreira Santana (Praia Clube-Exército-Futel-MG) – heptatlo

Você deve estar logado para postar uma comentário Login