Siga o OTD

Atletismo

Após dez meses, Alison dos Santos retorna às competições neste domingo

Recuperado de cirurgia no joelho, Alison dos Santos competirá nos 400m rasos da Diamond League da Silésia no domingo

Alison dos Santos com a medalha no Mundial; ele voltará a competir nos 400m rasos na Diamond League da Silésia
Alison dos Santos com a medalha de ouro do Mundial (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Alison dos Santos está de volta às pistas. Depois de um hiato de dez meses, o brasileiro competirá nos 400m rasos na Diamond League da Silésia, na Polônia, no próximo domingo (16). Piu, como é conhecido, passou por uma artroscopia no joelho direito em fevereiro, mas já está recuperado.

Atual campeão mundial nos 400m com barreiras, Alison dos Santos retornará às competições participando os 400m rasos. Apesar de não correr tanto a prova, Piu é dono da segunda melhor marca da história do Brasil, com 44s54, feita em abril do ano passado. Na Silésia, o corredor terá o sul-africano Wayde Van Niekerke, recordista mundial, como um dos adversários.

Sua volta para os 400m com barreiras acontecerá na próxima semana, na etapa de Mônaco da Diamond League, que ocorrerá em 21 de julho. Por lá, ele enfrentará seus principais adversários na prova: o norueguês Karsten Warholm, recordista mundial, e o estadunidense Rai Benjamin, dono da segunda melhor marca da história. Piu detém o terceiro melhor tempo de todos os tempos nesta prova.

O processo de recuperação

Alison não compete desde setembro de 2022, quando venceu uma prova dos 400m com barreiras no Gala dei Castelli, na Polônia. Em 2022, aliás, o brasileiro encerrou o ano invicto, tendo sido campeão mundial e campeão da Diamond League, que é o principal circuito de atletismo do planeta.

Em fevereiro deste ano, Piu sofreu uma lesão no joelho direito e precisou passar por uma cirurgia, que o deixou longe das competições por cinco meses. Agora, já recuperado, ele utilizará as etapas de Diamond League para se preparar para o Mundial de Budapeste, onde defenderá seu título, em agosto.

Outros brasileiros em Silésia

Além de Alison dos Santos nos 400m rasos, o Brasil contará com a participação de outros dois atletas na Diamond League da Silésia. Serão Rafael Pereira, recordista sul-americano nos 110m com barreiras, e Thiago Braz, campeã olímpico do salto com vara. A competição acontecerá no domingo (16), a partir das 09h (de Brasília). Dessa forma, os 400m rasos será às 12h16.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo