Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Bartolomeu da Silva conquista bronze no Mundial de Paris

Bartolomeu da Silva, de 21 anos, brilha nos 400m T37 e conquista bronze no Mundial, sua primeira medalha na competição

Bartolomeu da Silva comemora medalha de bronze no Mundial de atletismo paralímpico
(Foto: Alexandre Schneider/CPB)

O brasileiro Bartolomeu da Silva conquistou a medalha de bronze nos 400m da classe T37 (paralisados cerebrais) no Mundial de atletismo paralímpico, em Paris, na França, na manhã desta sexta-feira (14). Ele correu para 53s04, ficando atrás do ucraniano Yaroslav Okapinskiy (52s23) e do polonês Michael Kotkowski (52s63), ouro e prata, respectivamente.

Esta foi a primeira medalha de Bartolomeu da Silva na competição. Natural de Brasília, o atleta de 21 anos atua na Associação Educação-Esporte das Pessoas com Necessidades Educativas Especiais & Amigos (AEEP-DF) e ganhou vaga no Mundial de atletismo paralímpico a partir de um convite da World Para Athletics, a federação internacional.

Por outro lado, esta foi a 25ª medalha do Brasil nesta edição do Mundial, a décima de bronze. O país agora acumula nove ouros, seis pratas e dez bronzes, aparecendo em segundo lugar no quadro geral de medalhas. A China lidera, com 13 ouros, dez pratas e seis bronzes (29 total), enquanto os Estados Unidos estão em terceiro, com seis ouros, sete pratas e oito bronzes (21 total).

Outros brasileiros

Ariosvaldo Fernandes, de capacete e cadeira de rodas, no Mundial de atletismo paralímpico
Ariosvaldo Fernandes, o Parré, teve grande desempenho na eliminatória (Foto: Alexandre Schneider/CPB)

Bartolomeu da Silva foi o único brasileiro a competir em uma final nesta manhã no Mundial de atletismo paralímpico. Outros cinco atletas participaram de disputas eliminatórias. O principal destaque ficou por conta de Ariosvaldo Fernandes, o Parré, que obteve o melhor tempo da classificatória dos 100m T53 (cadeirantes), com 14s80, e se classificou para a final, que ocorrerá ainda nesta sexta, às 16h13 (de Brasília).

Outro que se garantiu na final de sua prova foi Rodrigo Parreira, nos 100m T36 (paralisados cerebrais). Ele ficou em quarto lugar em sua série eliminatória, marcando 12s62. O goiano carimbou passaporte para a decisão como um dos melhores tempos ainda não classificados de forma direta. A final acontecerá no sábado (15), às 06h06 (de Brasília).

Felipe Gomes se classificou para a semifinal dos 100m T11 (com deficiência visual) após ser o segundo colocado de sua bateria, com 11s55. Na mesma prova, mas em outra bateria, Daniel Mendes foi o terceiro de sua série, com 11s95, e não avançou na competição. As semifinais ocorrerão ainda nesta sexta-feira, a partir das 15h35 (de Brasília).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia