Siga o OTD

Atletismo

Braz, Constantino e Rosangela competem no indoor na Europa

Prgramação dos três faz parte de preparação para o Mundial de Belgrado, marcado para março, e também para o Sul-Americano de Cochabamba, que ocorre em fevereiro

Rosangela Santos atletismo indoor
Rosangela Santos (Wagner Carmo/CBAt)

Os brasileiros Gabriel Constantino, Rosangela Santos e Thiago Braz vão disputar campeonatos indoor na Europa entre janeiro e fevereiro em agenda de preparação para o Mundial de Belgrado, na Sérvia, marcado para ser realizado de 18 a 20 de março, e também para o Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia, que ocorre antes, em 19 e 20 de fevereiro.

Gabriel Constantino, recordista sul-americano indoor dos 60 m com barreiras (7s60), viajaria nesta quarta (19) para Lyon, na França, onde compete na sexta-feira (21), abrindo uma série de cinco meetings. “Vão servir de preparação para o Sul-Americano, se eu for convocado, e para o Mundial, no qual estou qualificado. Meu objetivo é correr abaixo do meu recorde”, disse o carioca, campeão do Sul-Americano em 2020. “Vamos disputar três provas na França, uma na Espanha e uma na Alemanha em busca de ritmo e bons resultados. Se tudo der certo volto para o Sul-Americano e depois para a Europa para as competições finais antes do Mundial de Belgrado.”

Gabriel Constantino atletismo indoor
Gabriel Constantino (Wagner Carmo/CBAt)

+ João do Pulo é homenageado com monumento em Pindamonhangaba

Rosangela Santos também é recordista sul-americana dos 60 m indoor (7s17). Ela viaja nos próximos dias para Portugal e disputa três meetings em fevereiro. Primeiro em Pombal no dia 5, depois em Mondeville no dia 9 e, por fim, em Metz no dia 12. “Acho que o Gabriel e a Rosangela foram os únicos atletas de pista que fizeram a temporada indoor no ano passado, quando ainda existiam problemas por causa da pandemia”, lembrou o técnico Renan Valdiero.

Thiago Braz

Já Thiago Braz, campeão olímpico na Rio-2016 e medalhista de bronze em Tóquio-2020, além de recordista olímpico (6m03) do salto com vara, deve começar a temporada indoor no início de fevereiro. “O Thiago está treinando na Itália desde o dia 5 de janeiro. Ainda não sei o calendário dele de competições”, informou o treinador Elson Miranda, que orienta o atleta quando está no Brasil.

Thiago Braz salto com vara atletismo indoor
Thiago Braz (Wagner Carmo/CBAt)

Já está valendo

A temporada indoor 2022 já começou na Europa e também nos Estados Unidos. Este ano, o Campeonato Mundial em pista coberta volta ao calendário da World Athletics após quatro anos – o último foi em 2018 em Birmingham, na Grã-Bretanha – em função da pandemia da Covid-19. O Brasil tem 14 atletas, quatro mulheres e 10 homens, qualificados, e o prazo para a obtenção de índices termina em 7 de março. Poderão ser convocados apenas dois atletas por prova.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para os atletas que não vão competir na Europa ou nos Estados Unidos, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizará no dia 6 de fevereiro a Copa Brasil Indoor em Bragança Paulista, São Paulo, visando convocação da seleção que irá ao Sul-Americano de Cochabamba, e de atingirem os índices exigidos para o Campeonato Mundial.

Atletas qualificados para Belgrado*

Feminino
Rosangela Santos – 60 m
Vitoria Sena Batista Alves (Asufam-SP) – 60 m com barreiras
Nubia Aparecida Soares (Clã Delfos-MG) – salto triplo
Geisa Arcanjo – arremesso do peso

Masculino
Erik Felipe Cardoso (SESI-SP) – 60 m
Paulo André Camilo (Pinheiros-SP) – 60 m
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) – 60 m
Gabriel Constantino – 60 m com barreiras
Rafael Henrique Pereira (Clã-Delfos-MG) – 60 m com barreiras
Eduardo de Deus (CT Maranhão-MA) – 60 m com barreiras
Samory Uiki (Sogipa-RS) – salto em distância
Almir Cunha dos Santos (Sogipa-RS) – salto triplo
Thiago Braz – salto com vara
Darlan Romani – arremesso do peso

*Só dois atletas poderão ser convocados por prova individual

Mais em Atletismo