Siga o OTD

Atletismo

João do Pulo é homenageado com monumento em Pindamonhangaba

Prefeitura de Pindamonhangaba apresentou a estátua de João do Pulo, duas vezes medalhista olímpico e recordista mundial do salto triplo por quase 10 anos

João do Pulo monumento Pindamonhagaba

A história de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, está eternizada em Pindamonhangaba, São Paulo, sua cidade natal. A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou na noite de sábado (15/1) o novo monumento em homenagem ao campeão João do Pulo, ganhador de duas medalhas olímpicas e que por quase 10 anos foi recordista mundial do salto triplo, com a marca de 17,89 m, obtida nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México-1975. João também ganhou três títulos da Copa do Mundo de Atletismo e foi tetracampeão pan-americano.

+CBAt convoca atletas para o Sul-Americano de Marcha Atlética

Nascido em Pindamonhangaba a 28 de maio de 1954 – foi enterrado no Cemitério Municipal da cidade 45 anos depois -, João do Pulo ganhou uma estátua, produzida pelo artista espanhol Hugo Lukas, e instalada na rotatória que leva o nome do atleta, na Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O evento reuniu autoridades municipais, como o prefeito Isael Domingues e o vice-prefeito Ricardo Piorino e familiares do homenageado, como a filha Thais Oliveira, seu sobrinho Luís Claudio Oliveira e a viúva Maria Aparecida, a Lili, mãe de Emmanuel Oliveira, outro filho do ídolo, que mora nos Estados Unidos. Esteve presente também e ganhou reverências o treinador Pedro Henrique Camargo de Toledo, o Pedrão, responsável pela carreira vitoriosa de João do Pulo.

A estátua inaugurada tem 8 metros de altura, foi construída em fibra de vidro e estrutura metálica e recebeu acabamento especial. A rotatória João do Pulo foi implantada em 2002 e o novo monumento atende a pedido da população e dos familiares do atleta, que estiveram na cidade e ressaltaram a importância de um símbolo que representasse melhor a grandeza e o nome do atleta.

A antiga homenagem, instalada na rotatória em 2002 e produzida pelo artista Sidney Lizardo, conhecido como Lizar, foi direcionada para o Centro Esportivo João do Pulo.

“Sempre conversamos com os familiares, amantes do atletismo e amigos do João do Pulo e agora estamos cumprindo nossa palavra de fazer um novo monumento, uma verdadeira homenagem ao nosso saudoso atleta. O monumento anterior, que também é uma obra de arte e que merece nosso respeito, foi direcionado para o Centro Esportivo João do Pulo”, explicou o prefeito Isael Domingues.

“Essa homenagem é mais do que justa. Ela liga o atletismo a nossa cidade. Conversamos com o presidente a CBAt, Wlamir Motta Campos, há alguns dias, e vamos investir numa pista sintética para formar novo campeões, além dos que já temos”, finalizou.

“Sempre conversamos com os familiares, amantes do atletismo e amigos do João do Pulo e agora estamos cumprindo nossa palavra de implantar um novo monumento, uma verdadeira homenagem ao nosso saudoso atleta. O monumento anterior, que também é uma obra de arte e que merece nosso respeito foi direcionado para o Centro Esportivo João do Pulo”, explicou o prefeito.

João Carlos de Oliveira sobreviveu a um grave acidente de carro na rodovia Anhanguera, em 1981, mas precisou ter a perna direita amputada. Retomou a vida com uma prótese, foi eleito duas vezes deputado estadual por São Paulo (1986 e 1990). Morreu em 1999, aos 45 anos. João do Pulo faz parte do Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB), iniciativa para eternizar os grandes nomes do esporte nacional.

Mais em Atletismo