Siga o OTD

Atletismo

Altobeli, Tatiane e Keila ganham ouro e Brasil soma mais 7 medalhas no Sul-Americano

Altobeli Santos da Silva, Tatiane Silva e Keila Costa conquistaram as medalhas de ouro do Brasil neste sábado pelo Sul-Americano de atletismo

KEILA COSTA MEDALHA DE OURO CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE ATLETISMO
Keila Costa se emocionou ao subir no pódio para receber a medalha de ouro (Wagner do Carmo)

O Brasil conseguiu mais sete medalhas na manhã deste domingo (30/5) no Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, que termina nesta segunda-feira (31/5) no Estádio Modelo Alberto Spencer, na cidade de Guayaquil, no Equador. Agora, após a terceira etapa, a equipe soma 29 conquistas, sendo 13 de ouro, oito de prata e oito de bronze.

Os atletas brasileiros conseguiram bons resultados nos 3.000 m com obstáculos. O paulista Altobeli Santos da Silva foi o campeão, com 8:34.17, seguindo em busca do índice olímpico (8:22.00). Carlos André San Martin, da Colômbia, ficou em segundo lugar, com 8:34.32, seguido do peruano Mario Bazan, com 8:36.71.

+Vitória Rosa e Felipe Bardi vencem os 100 m do Sul-americano de Atletismo

“Estou feliz com o resultado porque foi uma prova bem difícil, o clima, o ambiente… Graças a Deus cheguei ao objetivo que era o primeiro lugar. Não posso dizer que vou me qualificar pelo ranking para Tóquio porque tenho de esperar, mas é possível. Seria muito bom numa temporada que foi muito prejudicada pela pandemia”, comentou Altobeli, finalista dos 3.000 m com obstáculos nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

+Laila Ferrer e Letícia Oro vencem e Brasil leva 7 medalhas no Sul-Americano

O Sul-Americano é uma boa oportunidade de os atletas tentarem os índices exigidos e acumular pontos importantes para o Ranking visando os Jogos de Tóquio. Além disso, os campeões do torneio asseguram vaga para representar o País no Campeonato Mundial de Oregon, na cidade norte-americana de Eugene, de 15 a 24 de julho de 2022.

+Alison dos Santos é prata na Diamond League e quebra recordes

Nos 3.000 m com obstáculos feminino, o pódio teve dobradinha brasileira. A paranaense Tatiane Raquel da Silva foi a campeã, com 9:38.71, com a catarinense Simone Pontes Ferraz, em segundo lugar, com 9:45.15. A argentina Belén Casseta ficou com o bronze, com 9:45.79 (é a recordista sul-americana da prova, com 9:25.99).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No salto triplo feminino, a pernambucana Keila Costa que tenta qualificação para a quinta edição dos Jogos Olímpicos da carreira, fato inédito no atletismo brasileiro, foi a campeã aos 38 anos. Venceu com 13,67 m (0.0), seguida da equatoriana de origem cubana Liuba Zaldivar, com 13,58 m (0.6) e da também brasileira Gabriele Sousa dos Santos, bicampeã do Troféu Brasil, com 13,45 m (0.7).

No salto em altura feminino, o ouro foi para a colombiana Jenifer Rodriguez, com 1,89 m. A brasileira Valdileia Martins ficou com a prata, com 1,86 m, seguida da equatoriana Joice Micolta, com 1,83 m.

No heptatlo, a colombiana Evelis Aguilar confirmou o favoritismo e venceu com 6.165 pontos, seguida de sua compatriota Martha Araújo, com 5.866, e da brasileira Raiane Vasconcelos, campeã do Troféu Brasil, com 5.821. Tamara Alexandrino terminou em quarto lugar com 5.655 pontos.

Na noite de sábado (29/5), depois de muita demora no anúncio dos resultados, o paulista Fernando Carvalho Ferreira ganhou a medalha de ouro no salto em altura, com 2,29 m, seguido do paulistano Thiago Júlio Moura, com 2,23 m. O argentino Carlos Lavoy ficou em terceiro lugar, com 2,17 m.

Mais em Atletismo