Siga o OTD

Atletismo

Rafael Pereira conquista ouro e fica muito perto do índice olímpico

Brasil encerra segundo dia de competições no Campeonato Sul-Americano com 33 medalhas conquistadas

(Wagner Carmo/CBAt)

O mineiro Rafael Henrique Pereira conquistou na noite deste domingo (30) a medalha de ouro dos 110 m com barreiras do Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, que termina nesta segunda-feira (31) no Estádio Modelo Alberto Spencer, na cidade de Guayaquil, no Equador. Com 13.35, o brasileiro quebrou o recorde do torneio, obteve a melhor marca pessoal e ficou muito próximo de obter o índice olímpico exigido pela World Athletics, que é de 13.32.

Além do ouro de Rafael Henrique , o Brasil conquistou mais quatro medalhas (três de ouro e um bronze) nesta quarta e penúltima etapa da competição e agora soma 33 medalhas (16 de ouro, 8 de prata e 9 de bronze) – sem contar os resultados do salto triplo e o arremesso do peso masculino.

+ Altobeli, Tatiane e Keila ganham ouro e Brasil soma mais 7 medalhas no Sul-Americano

Rafael completou a prova bastante emocionado. Ele lembrou a morte de uma tia, muito próxima dele, e falou que tem a expectativa de conseguir o índice no Troféu Brasil, entre os dias 10 e 13 de junho, em São Paulo. “Outra possibilidade é entrar na zona de qualificação para Tóquio pelos pontos e o Sul-Americano tem uma pontuação muito importante.” O colombiano Camilo Cordoba conquistou a medalha de prata, com 13.53, seguido do equatoriano Marcos Herrera Piñeda, com 13.77. Eduardo de Deus, já qualificado para Tóquio, bateu na última barreira e não completou a prova.

Campeonato Sul-Americano de atletismo
Mariana Grasielly conquista o outro no lançamento do martelo (Wagner Carmo/CBAt)

Outra a conquistar o ouro foi Mariana Grasielly Marcelino, que subiu no lugar mais alto do pódio no lançamento do martelo, com 66,16 m, melhor marca do Ranking Brasileiro de 2021. A chilena Maria Garcia ficou em segundo lugar, com 63,20 m, seguida da colombiana Alexandra Mayra, com 62,46 m. Na prova masculina, Allan Wolski terminou em quarto lugar, com 70,71 m.

+Vitória Rosa e Felipe Bardi vencem os 100 m do Sul-americano de Atletismo

No arremesso do peso, Livia Avancini garantiu o primeiro lugar, com 17,34 m, marca obtida logo em sua primeira tentativa. Ela conseguiu os três melhores da competição – todos acima dos 17 metros. A venezuelana Ahimara Espinoza ficou na segunda colocação, com 16,95 m. A chilena Ivanna Gallardo terminou em terceiro, com 16,94 m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No salto com vara, Abel Curtinove levou a medalha de bronze, com 5,20 m. O ouro foi para o argentino Germán Chiriaviglio, com 5,55 m, seguido do equatoriano Dyander Pacho, com 5,30 m.

O Campeonato Sul-Americano de atletismo é uma das últimas oportunidades de os atletas tentarem os índices exigidos e pontos importantes para os Jogos de Tóquio. Além disso, os campeões do torneio asseguram vaga para representar o País no Campeonato Mundial de Oregon, na cidade norte-americana de Eugene, de 15 a 24 de julho de 2022.

Mais em Atletismo