Siga o OTD

Atletismo

Laila Ferrer e Letícia Oro vencem e Brasil leva 7 medalhas no Sul-Americano

Laila e Letícia conquistam medalha de ouro e Brasil sobe ao pódio também com Érica Sena e Alexsandro de Melo. Veja destaques

Laila Ferrer - Sul-Americano de atletismo
(Instagram/lailaferrers)

No primeiro dia do Campeonato Sul-Americano de atletismo, o Brasil estreou com pé direito e muitos pódios. Abrindo a competição em Guayaquil, no Equador, na manhã e tarde deste sábado (29), Letícia Oro Melo e Eliane Martins fizeram dobradinha, com ouro e prata, no salto em distância feminino, enquanto Alexsandro de Melo foi bronze no masculino. No lançamento de dardo, Laila Ferrer também faturou a medalha dourada, enquanto Jucilene Sales e Pedro Henrique Nunes foram bronze. E por fim, na marcha atlética, Érica Sena conquistou a prata.. Além disso, grandes nomes da modalidade atualmente, como Vitória Rosa e Felipe Bardi, garantiram vaga na grande final dos 100m. Confira os destaques.

Seis medalhas

Sul-Americano de atletismo - Alexsandro de Melo
Alexsandro de Melo ficou com o bronze no salto em distância (Wagner Carmo/CBAt)

Nas últimas disputas do dia, as brasileiras brilharam. No salto em distância, Letícia Oro Melo liderou a prova desde o começo e faturou a medalha de ouro com 6,63. A marca é sua melhor na temporada, mas ainda não é suficiente para o índice olímpico. E logo atrás, Eliane Martins fez a dobradinha brasileira, ficando com a medalha de prata.

No masculino, o bronze veio em uma prova muito acirrada no salto em distância. Indefinida até o final, Alexsandro de Melo, também classificado para Tóquio, ficou com o terceiro lugar no desempate com o também brasileiro Samory Uiki, já que ambos fizeram 7,93. O desempate foi, então, pelo segundo melhor salto. O de Alexandro foi justamente o 7,93, enquanto o de Samory foi 7,91.

+Veja tudo sobre atletismo

Já no lançamento de dardo feminino, Laila Ferrer também conquistou a medalha de ouro, com 59,97m, abaixo do índice olímpico. E completanto o pódio, ao lado de Laila Ferrer, Jucilene Sales levou a medalha de bronze, ficando na terceira posição, com 59,65m.

Mais cedo, na abertura do Sul-Americano de atletismo, Érica Sena já colocou o Brasil logo de cara no pódio. Classificada para Tóquio, ela fechou os 20.000m, prova da marcha atlética disputada na pista, na segunda colocação, com o tempo de 1h30min51s97. Assim, ela bateu o recorde brasileiro, baixando em quasr cinco minutos, e fez novamente marca abaixo do índice olímpico. Na mesma prova, a brasileira Gabriela Muniz ficou em oitavo lugar, com 1h41min56s37, e vencedora foi a equatoriana Glenda Morejon, que fez 1h29min24s61, novo recorde sul-americano na pista.

Érica Sena - Sul-Americano de atletismo - Laila Ferrer
Érica Sena já está classificada para Tóquio 2020 (Wagner Carmo/CBAt)

Por fim, no lançamento do dardo, o amazonense Pedro Henrique Nunes Rodrigues também garantiu a medalha de bronze, com 73,57 m. O ouro ficou com o colombiano Arley Ibarguen, com 75,62 m, seguido do também colombiano Julio Lopes Williams, com 75,53 m. Luiz Maurício Dias terminou em sexto lugar, com 70,74 m.

Finais na pista

Além das medalhas no primeiro dia do Sul-Americano de atletismo, os brasileiros também garantiram vaga nas finais das provas na pista. Nos 100m feminino, Vitória Rosa ficou em segundo lugar de sua bateria e na classificação geral, com tempo de 11s46, enquanto Ana Carolina Azevedo ficou em terceiro na sua série, com a marca de 11s69. A decisão acontece ainda neste sábado (29), na parte da noite.

Nos 100m masculino, Derik Souza e Felipe Bardi também se garantiram na briga por uma medalha. Derik venceu sua série, com o tempo de 10s38, assim como Felipe, que fez uma ótima marca, terminando com 10s15. A decisão também acontece ainda na noite deste sábado (29).

Nos 400m feminino, Geisa Arcanjo venceu sua semifinal, com tempo de 53s25, e Tiffani Marinho venceu a sua com 53s42. Ambas disputam a final e seguem em busca do índice para os Jogos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Já nos 10.000m, Grazi Zarri ficou apenas com a sexta colocação, com tempo final de 34min13s24, seguida de Jenifer do Nascimento, em sétimo, com 34min34s78. Ambas as marcas são acima dos índice olímpico para Tóquio.

Mais em Atletismo