Siga o OTD

Tóquio 2020

De olho na Olimpíada, CBAt planeja mais dois campings de treinamento

De olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, atletismo brasileiro já tem programado mais um camping nacional e outro internacional

Alison dos Santos, dos 400 m com barreiras, será um dos participantes dos campings de preparação da CBAt (Wagner Carmo/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizará mais dois campings de treinamento em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). O primeiro, nacional, destinado para atletas qualificados em provas individuais para os Jogos de Tóquio, está previsto para o período de 16 a 20 de fevereiro, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). O segundo, internacional, terá como foco os revezamentos e será realizado de 16 de março a 24 de abril no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, nos Estados Unidos.

As duas ações integram o Programa de Preparação Olímpica (PPO) da CBAt/COB, visando a Olimpíada, que está marcada para o período de 23 de julho a 8 de agosto. O primeiro passo foi dado com o Camping Nacional de Treinamento de Provas de Revezamento, realizado de 28 a 31 de janeiro, no CNDA.

Os atletas passarão por avaliações promovidas pelo Laboratório Olímpico nas áreas de bioquímica, fisiologia, biomecânica, entre outras, conforme acordado previamente com treinadores e atletas. Em Bragança Paulista, os participantes seguirão também com as atividades específicas desenvolvidas pelos treinadores pessoais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os atletas com índice nas provas de maratona e marcha atlética prosseguirão o programa de preparação individualizado, com seus respectivos treinadores.

O camping de Bragança Paulista reunirá oito atletas e sete treinadores:

Atletas
Masculino
Almir Cunha dos Santos (Sogipa) – salto triplo
Augusto Dutra (Pinheiros) – salto com vara
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) – 400 m c/barreiras
Eduardo de Deus (CT Maranhão) – 110 m c/barreiras
Darlan Romani (Pinheiros) – arremesso do peso
Felipe Vinícius dos Santos (AABLU) – decatlo
Márcio Teles (Orcampi) – 400 m c/barreiras

Feminino
Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros) – lançamento do disco

Treinadores

Edemar Alves dos Santos (SP)
Henrique Camargo Martins (SP)
Evandro Lazari (SP)
José Haroldo Loureiro Gomes (RS)
Felipe de Siqueira (SP)
Katsuhico Nakaya (SP)
Everton Luiz Ribeiro (SP)

A Confederação Brasileira de Atletismo informa que serão mantidos no CNDA todos os rígidos protocolos de segurança determinados pelo Plano de Retomada de Atividades da entidade no combate à COVID-19.

A realização do camping de Chula Vista depende da validação da CBAt/COB, considerando-se o inseguro cenário internacional no controle da pandemia global.

Pelos critérios adotados, que levam em conta o desempenho internacional dos revezamentos no atual ciclo olímpico, participarão das atividades atletas do 4×100 m masculino e feminino, de 16 de março a 24 de abril, e do 4×400 m misto, de 11 a 24 de abril.

Para o 4×100 m masculino, coordenado por Felipe Siqueira e Carlos Camilo de Oliveira, serão chamados oito atletas – sete pelo Ranking Brasileiro de 28 de agosto de 2019 a 31 de dezembro de 2020 e um escolhido pelos treinadores responsáveis. No 4×100 m feminino, orientado por Katsuhico Nakaya e Carlos Alberto Cavalheiro, participarão seis atletas (cinco pelo Ranking e uma indicada pelos treinadores).

Competições pré-programadas:
1. Aztec Invitational – San Diego
2. Triton Invitational – La Jolla
3. Brian Clay Meet of Champions – Azuza – 17/4
4. Mt Sac Relays – Walnut – 17 e 18/4
5. Oregon Relays (dependendo de confirmação)

O revezamento 4×400 m misto, coordenado por Evandro Lazari, terá oito atletas, quatro de cada gênero, sendo três pelo Ranking Brasileiro de 28 de agosto de 2019 a 28 de março de 2021, e um escolhido pelo treinador responsável. Está prevista também a participação de técnicos convidados.

Competições pré-programadas:
1. Brian Clay Meet of Champions – Azuza – 17/4
2. Mt Sac Relays – Walnut – 17 e 18/4
3. Oregon Relays (dependendo de confirmação)

“Estamos nos planejando da melhor forma possível, tendo com objetivo os Jogos Olímpicos. Claro que todos estamos sujeitos aos acontecimentos causados pela pandemia”, comentou Carlos Cavalheiro, do COB, e coordenador geral dos revezamentos.

Mais em Tóquio 2020