Siga o OTD

Atletismo

Robson Caetano e Almir Júnior comemoram aniversário

De gerações distintas, dupla destaque do brasileiro assopra velinhas nesta sexta-feira

Robson Caetano pondera: "O brasileiro não é esportista"
Robson Caetano conquistou duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos (Instagram/robsoncaetanodasilva)

O dia 4 de setembro marca o aniversário de dois grandes nomes de diferentes gerações do atletismo brasileiro. Um dos melhores velocistas da história, Robson Caetano, dono de duas medalhas de bronze olímpicas, completa 56 anos, enquanto Almir Júnior, medalhista de prata no salto triplo do Mundial Indoor em 2018, comemora 27.

Robson Caetano pendurou as sapatilhas em 2001 após 22 anos dedicados à sua vitoriosa carreira. Entre 1979 e 2001, o carioca disputou quatro Olimpíadas, de Los Angeles-1984 até Atlanta-1996. É, ainda, o único brasileiro a participar de uma final olímpica dos 100 m.

+ Com trajetórias parecidas, atletas-guia ajudam uns aos outros

Além dos bronzes nos 200 m nos Jogos de Seul-1988 e no revezamento 4×100 m nos Jogos de Atlanta-1996, Robson Caetano ficou bem perto do pódio duas vezes em Barcelona em 1992, terminando em quarto lugar nos 200 m e no revezamento 4×400 m.

Em Seul, ainda foi quinto colocado na final dos 100 m, prova que ficou famosa por causa da desclassificação do canadense Bem Johnson por doping.

Constância e longevidade

O atleta se destaca ainda pela constância de seus resultados. Durante 10 temporadas, de 1985 a 1994, esteve entre os oito melhores do mundo nos 200 m. Outro exemplo importante: é recordista sul-americano dos 100 m, com 10s00 (1.6), desde o dia 22 de julho de 1988, marca obtida no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, na Cidade do México.

+ Atletismo paralímpico vai para Tóquio com legião de campeões

“De todas as conquistas, a que mais significou foi a medalha individual, única na história da velocidade do Brasil, e que é pouco celebrada. Dão mais ênfase ao recorde dos 100 m, que em minha opinião, já deveria ter caído, do que o feito de disputar duas finais olímpicas na mesma edição, com direito ao bronze nos 200 m e o quinto lugar nos 100 m”, avalia Robson Caetano.

Almir comemora longe de casa

Destaque da atual geração do atletismo brasileiro, Almir Júnior é mais um a assoprar as velinhas nesta data. Atuando há apenas três anos no salto triplo – antes fazia o salto em altura -, conquistou a medalha de prata no Mundial de Birmingham, na Grã-Bretanha, no dia 3 de março de 2018 ao saltar 17,41 m. Foi a única brasileira na competição e a 16ª em toda a história do evento.

Almir Júnior atletismo
Almir Júnior comemora 27 anos já classificado para Tóquio (Wagner Carmo)

Por ter atingido o índice, Almir já está garantido para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Com dificuldade para conseguir treinando no Brasil durante a pandemia, o atleta irá comemorar o seu aniversário enquanto participa da Missão Europa, organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), para conseguir treinar em Rio Maior, Portugal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Esperava comemorar diferente este ano, voltando dos Jogos de Tóquio, mas não deixa de ser especial. Estou acostumado a comemorar o aniversário fora de casa, geralmente viajando ou em competições”, disse o atleta, nascido em Matupá, mas criado em Peixoto Azevedo (MT). “Vou comemorar o aniversário fazendo o que mais gosto, que é treinar, em busca de meus objetivos. Estou amadurecendo e com a certeza de que terei um longo caminho ainda para percorrer”, completou.

Mais em Atletismo