Siga o OTD

Atletismo

Maratona de Frankfurt é cancelada por conta da pandemia

Prova mais antiga da Alemanha na modalidade foi mais uma corrida de rua cancelada em 2020

Maratona de Frankfurt é cancelada
Prova é mais uma prova de rua cancelada por causa de coronavírus (Instagram/frankfurtmarathon)

Mais uma prova de rua de 2020 foi cancelada. Nesta terça-feira (11), a organização da Maratona de Frankfurt, na Alemanha, oficializou o cancelamento da edição deste ano.

“Fizemos o possível para encontrar soluções e temos que enfrentar a fria realidade de que o cancelamento é inevitável”, explicou a organização da 39ª edição da maratona de rua mais antiga da Alemanha.

O ano de 2020 está sendo totalmente atípico para as provas de rua do mundo. As competições deste ano em Boston, Chicago, Berlim e Nova York foram canceladas por conta da Covid-19. O mesmo aconteceu na Maratona de Frankfurt. Por conta do cenário do coronavírus no mundo e as regras de saúde do país, a organização decidiu pelo cancelamento.

“Em comparação com as adversidades que esta pandemia mundial infligiu a pessoas, países, instituições e empresas, o cancelamento de um evento esportivo é de pouca importância. O esporte nunca deve ser permitido colocar a vida em perigo. Fizemos o possível para encontrar soluções e alternativas e temos que enfrentar a fria realidade de que o cancelamento é inevitável”, disse a diretora da prova Jo Schindler.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Questões que causaram o cancelamento

A maratona de Frankfurt estava prevista para acontecer em 25 de outubro, contudo as regras sanitárias na Alemanha já impossibilitavam a realização. Segundo as decisões do governo local, grandes eventos estão proibidos até 31 de outubro.

A única maneira em que é possível a realização é a organização garantir distanciamento social, regulamentos de higiene e os dados de contato pessoal de todos os envolvidos.

“Nesse aspecto, isso também significa, para nós, os espectadores. Infelizmente, com o local e o tempo, não podemos garantir com certeza absoluta o bem-estar de centenas de milhares de espectadores ao longo de um percurso de 42,195 quilômetros que atravessa Frankfurt.”

Alternativas encontradas para a realização em 2020

Para acontecer ainda neste ano, as maratonas de Tóquio e Londres optaram por só permitir a participação de atletas de elite. A prova japonesa já foi realizada, em 1º de março, e no masculino o etíope Birhanu Legese foi o campeão. Já entre as mulheres, Lonah Chemtai, de Israel, ficou com o título.

Já a maratona de Londres, que está programado para acontecer em 4 de outubro, seguirá pela mesma linha. Na última semana, a organização da prova britânica oficializou que somente os atletas de elite poderão disputar os 42,195 km.

Nairobi Continental Tour Gold Meeting é adiado

Com a chancela da World Athletics (Associação Internacional de Federações de Atletismo), o Nairobi Continental Tour Gold Meeting foi reprogramado. A competição estava programada para acontecer em 26 de setembro e foi adiada pela organização para 3 de outubro.

O Tour Gold Meeting é uma série de competições anuais de elite do atletismo que é reconhecida pela World Athletics.

Mais em Atletismo