Siga o OTD

Assunção 2022

Assunção-2022: saiba tudo sobre os 12º Jogos Sul-Americanos

Conheça as sedes, as modalidades e os destaques do Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022 que começam em 1º de outubro

Mascote Tirika, um gato do mato, corre na pista de atletismo de Assunção-2022
Mascote Tirika corre na pista de atletismo de Assunção-2022 (Foto: divulgação)

Entre 1º e 15 de outubro, acontece a 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos, em Assunção, no Paraguai. Cerca de 7 mil atletas de 15 países vão participar do maior evento esportivo da América do Sul, em 54 modalidades. O Time Brasil vai com força máxima, com uma delegação de mais de 460 atletas em 45 esportes.

A expectativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é de que o país volte a terminar a competição no topo do quadro de medalhas. Na última edição, em Cochabamba-2018, na Bolívia, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás da Colômbia. Na ocasião, os brasileiros conseguiram 204 medalhas, sendo 90 de ouro, 58 de prata e 56 de bronze.

+ Assunção 2022: Brasil busca vagas no Pan em 28 modalidades

A delegação brasileira liderou o quadro de medalhas na edição do Brasil, em 2002, e em Santiago-2014. A melhor campanha veio nos Jogos realizados em Belém, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo há 20 anos, com 148 ouros, 95 pratas e 90 bronzes.

Assunção-2022

Esta será a primeira edição dos Jogos Sul-Americanos realizada no Paraguai. A maior parte das modalidades será disputada na região metropolitana de Assunção. O ciclismo mountain bike, as águas abertas, a vela, o triatlo e o esqui aquático serão disputados na cidade de Encarnación, a 370km da capital, às margens do rio Paraná. Já a canoagem slalom será disputada no Brasil. As provas da modalidade serão disputadas no Canal da Piracema, em Foz do Iguaçu-PR, na região da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Em Assunção-2022, serão disputados 37 esportes, incluindo 54 modalidades. São elas: águas abertas; atletismo; badminton; basquete*; basquete 3×3; beach soccer*; bocha*; boliche; boxe; canoagem slalom; canoagem velocidade; ciclismo BMX racing, ciclismo BMX freestyle, ciclismo estrada, ciclismo MTB, ciclismo pista; esgrima; esqui aquático; fisiculturismo*; futebol*; futsal*; ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim; golfe; handebol; hipismo adestramento; hipismo saltos; hóquei sobre grama; judô; karatê; levantamento de pesos; nado artístico; natação; patinação artística; patinação velocidade; pentatlo moderno*; polo aquático; remo; rugby sevens; saltos ornamentais; skate; squash; taekwondo; tênis; tênis de mesa; tiro com arco; tiro esportivo; triatlo; vela; vôlei*; vôlei de praia; wrestling e xadrez*.

*modalidades sem participação de atletas brasileiros

Time Brasil

O Time Brasil vai com força para os Jogos Sul-Americano Assunção-2022. Serão 464 atletas brasileiros competindo em 45 modalidades. Na lista, estão setemedalhistas olímpicos: Abner Teixeira (boxe); Ana Marcela Cunha (águas abertas); Arthur Nory (ginástica artística); Bárbara Seixas (vôlei de praia); Erlon de Souza (canoagem velocidade); Felipe Wu (tiro); e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade).

A delegação do Brasil em Assunção também conta com 21 medalhistas em Campeonatos Mundiais. Ana Marcela Cunha (águas abertas); Letícia Oro (atletismo); Carol “Naka” Almeida (boxe); Ana Sátila e Pepê Gonçalves (canoagem slalom); Isaquias Queiroz e Erlon Souza (canoagem velocidade); Nathalie Moellhausen (esgrima); Arthur Nory (ginástica artística); Ana Paula Rodrigues (handebol); Gabriel Santos (natação); Milena Titoneli (taekwondo); Marcus D’Almeida (tiro com arco); e Pedro Solberg*, Ana Patrícia, Bárbara Seixas e Duda Lisboa (vôlei de praia). Keno Marley (boxe), Felipe França (natação), Paulo Ricardo e Icaro Miguel (taekwondo) são os medalhistas mundiais em provas não olímpicas que estarão em Assunção 2022.

Jovens talentos

Além de nomes já conhecidos no esporte brasileiro, os Jogos Sul-Americanos também são uma oportunidade de revelar novos talentos. Em Cochabamba-2018, por exemplo, o nadador Fernando Scheffer participou de seu primeiro evento multiesportivo, ganhando três medalhas. Três anos depois, ele levou um bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fernando Scheffer jogos olímpicos de tóquio
Fernando Scheffer nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Dentre os nomes em ascensão na delegação brasileira estão a nadadora Stephanie Balduccini, a judoca Beatriz Freitas e o saltador Kawan Pereira. Mas os mais jovens da lista são Laura Silva, do squash, e Hussein Daurich, do tiro esportivo, ambos com 14 anos.

Veja a lista completa de atletas aqui.

Onde acompanhar?

Os Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 terão transmissão no Canal Olímpico do Brasil. A primeira transmissão será a Cerimônia de Abertura no sábado (1), às 21h pelo horário de Brasília. E você também acompanha a competição aqui no Olimpíada Todo Dia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Assunção 2022