Siga o OTD

Tóquio 2020

Música de Emicida motivou Aline Silva a se garantir em Tóquio

A lutadora teve que superar um ciclo ‘desafiador’ e tem como objetivo conquistar uma medalha olímpica

Aline Silva Wrestling Tóquio Medalha Olímpica
Mesmo classificada para Tóquio, Aline Silva admitiu que tem medo de os Jogos serem cancelados (UWW/Divulgação)

A lutadora Aline Silva conquistou sua vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio na Seletiva Pan-Americana de wrestling em março. Para se garantir na Olimpíada a atleta precisou superar um ciclo desafiador, passando por cima de lesões, e se inspirou no trecho de uma música do cantor Emicida para se motivar e lutar confiante. Agora, com o passaporte em mãos, Aline Silva quer uma medalha olímpica.

+ Aline Silva solta a voz e reclama do machismo na modalidade

“Para mim, o adiamento foi terrível. Classifiquei no dia 15 de março e no dia 17 já cheguei ao Brasil confinada. No primeiro momento fiquei preocupada se a vaga realmente estaria garantida. A falta de pronunciamento me deixou com medo de voltarem atrás nas classificações. Foi difícil para todo mundo, mas não tinha o que fazer. Foi melhor adiar do que cancelar”, relatou Aline Silva, em live veiculada no instagram do Olimpíada Todo Dia.

Apesar da classificação para Tóquio, a lutadora está temerosa que a competição não aconteça. “Estou classificada para os Jogos, mas não sei quando vou começar a me preparar. Fico com medo de um cancelamento. Não acho que estamos imunes a isso. Não acho que isso seja impossível. Quero muito minha medalha olímpica, mas não sei quando. Isso está sendo a maior prova de resiliência da minha vida”, completou a lutadora.

Superação ao competir machucada

Aline Silva Wrestling Tóquio Medalha Olímpica
Aline Silva superou lesões e ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 (Caio Baptista/CBW)

Vice-campeã mundial em 2014, Aline Silva passou por problemas com lesões no ciclo para os Jogos de Tóquio. Ela, inclusive, precisou lutar machucada no Sul-Americano de 2018, no qual foi campeã e garantiu vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. Entre um torneio e o outro, a atleta passou por cirurgia e voltou para ganhar a medalha de prata no Pan.

+ CBW revela chance de retomar competições em setembro

“Esse ciclo para mim foi bem desafiador. Em 2017, voltando de um campeonato nos Estados Unidos, tive uma trombose na perna esquerda. Tive que tratar com um remédio que aumenta o risco de hemorragia e, por isso, não podia lutar e me mantive apenas com a preparação física”, contou.

“Quando voltei a competir, no Pan-Americano de 2018, machuquei o joelho na minha primeira luta. Fiz exames e tinha que passar por cirurgia, mas antes lutei o Sul-Americano e classifiquei para os Jogos Pan-Americanos de Lima. Voltei a competir em junho de 2019 e deu tudo certo no Pan, já que fiquei em segundo e ganhei a medalha de prata”, acrescentou Aline Silva.

‘Perder não é opção’

Aline Silva Wrestling Tóquio Medalha Olímpica
Aline Silva se inspirou escutando a música AmarElo, do cantor Emicida (Washington Alves/COB)

A medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 lhe garantiu o direito de competir na seletiva continental. Antes da torneio, Aline Silva estava insegura por causa dos problemas físicos que havia enfrentado e se inspirou escutando a música AmarElo, do cantor Emicida. O trecho “perder não é opção” motivou a atleta a se classificar para Tóquio.   

+ Vou para Tóquio melhor do que estava no Rio, diz Laís Nunes

“Sofrei com algumas pequenas lesões antes da classificatória. Estou com 33 anos, por isso, meu treino tem um ritmo diferente. Treinei com todo cuidado e atenção. No início tive essa dificuldade de entender a mudança do meu treinamento. Mas hoje estou madura e experiente e sei que preciso preservar meu corpo para prosseguir por mais tempo”, disse.

“Passei por oscilações, com momentos de insegurança e outros de tranquilidade. Até um dia antes da competição estava bastante insegura para lutar. Porém, na hora de lutar lembrei da música do Emicida que diz: ‘perder não é uma opção’. É a minha música do momento. Fiquei confiante no dia e deu tudo certo”, concluiu a atleta olímpica Aline Silva.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Aline Silva iniciou sua trajetória no esporte praticando judô e só depois mudou para o wrestling, sendo levada pelo técnico Joanílson Rodrigues. Destaque na luta olímpica, a esportista se tornou a primeira brasileira na história a alcançar a posição de número 4 do mundo no ranking da UWW (Federação Mundial de Wrestling).

Mais em Tóquio 2020