Siga o OTD

Tóquio 2020

Atletas brasileiros realizam primeiros treinos em Portugal

A seleção brasileira de judô foi a primeira a treinar na Missão Europa e, nesta segunda-feira, boxe, natação e nado artístico também debutaram em solo português

Os atletas brasileiros que viajaram para a Missão Europa, programa do COB (Comitê Olímpico do Brasil), fizeram suas primeiras atividades em Portugal. A primeira modalidade que treinou foi o judô. Os judocas não quiseram perder tempo e, com os resultados negativos para coronavírus em mãos, colocaram os quimonos e partiram para o tatame. O boxe, a natação e o nado artístico também trabalharam em solo português.  

+ COB adere a programa de Ação Climática da ONU

“Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade de estar aqui e colocar o quimono, algo que não fazia desde março. Gratidão e felicidade são os meus sentimentos pós-treino. Pude treinar, estar com as minhas colegas, com o sensei, e, principalmente, me sentir atleta novamente”, celebrou a gaúcha Maria Portela, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara-2011 e Toronto-2015, ambas na categoria até 70 kg.

“Foi só o primeiro dia. A expectativa é que os treinos fiquem melhores daqui para frente. Este é um período que veio só para somar e vou sair muito feliz por ter dado mais um passo em busca dos meus objetivos”, completou a judoca. O primeiro trabalho do judô durou por volta de 90 minutos e ocorreu em uma das duas salas reservadas aos esportes de combate no Rio Maior Sports Centre.  

+ Allan do Carmo celebra vaga na Missão Europa: ‘um alívio’

“Voltamos. Fizemos nosso primeiro treinamento e foi muito bom colocar o quimono e pisar no tatame de novo. Não podemos esquecer que estamos passando por um momento muito difícil, mas o COB e a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) estão preocupados com a segurança dos atletas. Elaboraram protocolos e estão tomando vários cuidados para treinarmos com tranquilidade”, comentou Victor Penalber, atleta da categoria até 81 kg.

Boxe, natação e nado artístico também em ação

Bia Ferreira Judô Atletas Brasileiros Missão Europa COB Portugal Natação Nado Artístico Boxe
Bia Ferreira, do boxe, faz parte da primeira delegação da Missão Europa (Instagram/Stories/beatrizferreira60kg)

A equipe de judô fez seu treino no complexo Rio Maior Sports Centre neste domingo (19). Porém, a partir de terça-feira (21), os judocas partem para Coimbra, local em que farão suas atividades até o encerramento da Missão Europa. Toda a delegação brasileira passou por exames de PCR e sorologia no último sábado (18). E, nesta segunda-feira (20), os atletas brasileiros de boxe, nado artístico e natação também foram para a ação.   

+ Brasil terá seis atletas participando da Missão Europa

“Hoje foi o primeiro dia de treino depois de quatro meses. É muito bom estar de volta e fica melhor ainda com essa galera motivada”, disse Pedro Spajari, atleta da natação e especialista na prova dos 100 m livres. As atletas do nado artístico também caíram na piscina. “A gente concluiu o primeiro treino em Portugal”, disse Laura Miccuci. “Deu para ‘matar’ a saudade da piscina”, completou Maria Bruno. “Foi tudo de bom”, concluiu Luisa Borges.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A equipe de boxe também já conheceu as instalações do lugar no qual fará seus treinos técnicos e táticos. Entretanto, a primeira atividade foi em céu aberto e com ênfase na parte física. “Estou muito contente de estar aqui e ansiosa para começar os treinos. Muito obrigado a todo mundo que se mobilizou e pode organizar essa estrutura”, destacou Bia Ferreira, atleta do boxe e líder do ranking mundial na categoria até 60 kg.

Primeiro treino dos atletas brasileiros do judô

Mais em Tóquio 2020