Siga o OTD

Tóquio 2020

Allan do Carmo celebra vaga na Missão Europa: ‘um alívio’

Atleta foi um dos convocados para os treinos em Portugal após ter pedido maior apoio à maratona aquática masculina

Allan do Carmo - Maratona Aquática masculina- Missão Europa - Tóquio 2020
Allan do Carmo vai a Portugal na Missão Europa (Instagram/allandocarmo)

Na última sexta-feira (17), foram confirmados os atletas da maratona aquática que vão fazer parte da Missão Europa, programa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) para levar atletas classificados ou com chances de conseguir vaga em Tóquio 2020 a Portugal para retomarem os treinos. Um deles é Allan do Carmo, o principal nome da maratona aquática masculina, que celebrou a oportunidade.

“Quando eu recebi a notícia foi um alívio. A gente sabia da possibilidade, mas agora saiu a confirmação da CBDA. Vai ser uma viagem muito importante. Vamos poder focar nos treinos, no desempenho… Vamos treinar, comer e dormir. Então vai ser bom para tirar as coisas que dispersam a gente aqui no dia a dia e vai ser uma preparação muito boa para a gente engatar uma marcha forte de treino para depois seguir”, pontuou em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

+Veja os convocados da maratona aquática para a Missão Europa

Pedido atendido

Há pouco menos de um mês, em live do OTD, Allan do Carmo havia pedido um apoio maior à maratona aquática masculina. Isso porque a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) havia divulgado as suas vagas para a Missão Europa com apenas uma na maratona aquática – a de Ana Marcela Cunha.

“Eles [CBDA] lançaram um site falando de todas as modalidades [contempladas no ‘Missão Europa’], e a maratona aquática masculina foi a única que não foi contemplada. Acho que a maratona aquática tem que ser vista com carinho. Foi a única modalidade a ser medalha na Rio-2016, nos últimos mundiais tivemos medalha. Desde 2009 pra cá, a maratona sempre está medalhando… Então acho que é merecido a CBDA dar suporte ao maior número de atletas possível”, disse Allan do Carmo à época.

Allan do Carmo ainda não está classificado para Tóquio (Instagram/allandocarmo)

E seu pedido foi, então, atendido. “O Conselho Técnico já tinha pedido vagas para esses atletas e a gente estava esperando a resposta. A maratona aquática masculina acabou sendo muito valorizada. Isso é inquestionável, tudo que pedimos foi atendido”, concluiu Allan do Carmo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Vale lembrar que Allan ainda não está classificado para Tóquio 2020. Ele e Ana Marcela, já garantida na Olimpíada, voltarão às competições em setembro, na Itália e Portugal. A seletiva olímpica da maratona aquática, no entanto, foi adiada para maio do ano que vem.

Mais em Tóquio 2020