Siga o OTD

Olimpíada

COB adere a programa de Ação Climática da ONU

COB
COB adere ao Programa "Esporte pela Ação Climática" da ONU (divulgação/COB)

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) passa a ser o primeiro comitê olímpico das Américas a assinar o termo de compromisso “Esporte pela Ação Climática” da ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com o COI (Comitê Olímpico Internacional). Com a adesão, o COB se compromete a atentar pelas melhores práticas em prol do meio ambiente, engajando e inspirando a sociedade. O tema sustentabilidade é um dos pilares da Agenda 2020 do COI, que norteia as ações do movimento olímpico internacional.

+ COB realiza primeira viagem da delegação para Europa

“Estamos orgulhosos em anunciar a participação do COB no programa “Esporte pela Ação Climática” da ONU. O esporte, mais do que nunca, está alinhado com as questões da sociedade. Sabemos da nossa capacidade de mobilizar as pessoas em torno de temas sensíveis. Queremos usar do nosso potencial a favor do meio ambiente e do planeta”, afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira. Ele lembra das recentes ações de combate à pandemia e doações de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade através de campanhas do movimento esportivo.

Papel importante das entidades esportivas

A iniciativa “Esporte pela Ação Climática” pede às organizações esportivas que contribuam para a diminuição das mudanças climáticas através de ações coletivas e liderança ousada.

“Organizações esportivas e atletas estão em uma posição privilegiada na corrida contra as mudanças climáticas, pois o esporte é capaz de tocar todos os segmentos da sociedade”, disse a Secretária Executiva da ONU para Mudanças Climáticas, Patrícia Espinoza, no lançamento do projeto.

“A assinatura do programa Esporte pela Ação Climática da ONU pelo Comitê Olímpico Brasileiro representa outro marco histórico nos esforços da comunidade esportiva para ajudar a enfrentar a crise climática”, disse Marie Sallois, diretora de Sustentabilidade do COI. “Estamos muito satisfeitos em recebê-los e esperamos que sua liderança e ambição inspirem outras organizações esportivas na região. Estamos presenciando um momento crescente em todo o mundo do esporte para abordar ativamente as mudanças climáticas e, juntos, ajudar a construir um mundo melhor e mais sustentável através do esporte.”

Sustentabilidade na agenda

O COB já tem na sustentabilidade um pilar importante de sua agenda. Tanto que foi reconhecido pelo COI com o Troféu Olimpismo em Ação 2019 pelo seu trabalho nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Desde 2018, a organização dos JEJ dispensa todo tipo de materiais descartáveis agressivos ao meio ambiente, promove a coleta seletiva de lixo e distribui squeezes aos participantes.

“A sustentabilidade tornou-se imprescindível no movimento esportivo. Por isso temos desenvolvido estratégias de sustentabilidade não só em nossos eventos, mas também levaremos o tema para perto da sociedade usando para isso a força inspiradora de nossos atletas”, diz a diretora de Comunicação e Marketing, Manoela Penna, frisando que algumas medidas serão adotadas de imediato e, outras, serão implementadas pouco a pouco.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ao assinar o “Esporte pela Ação Climática”, o COB se compromete a zelar pelos cinco pilares: promover maior responsabilidade ambiental; reduzir o impacto climático geral dos esportes; usar sua plataforma para educar sobre ação climática; promover consumo sustentável e responsável; e advogar pela ação climática por meio se suas plataformas de comunicação.

Mais em Olimpíada