Siga o OTD

Wrestling

Joilson Júnior conquista prata; Ronisson, Brenda e Karoline levam bronze no Pan

Depois dos dois primeiros dias do Campeonato Pan-Americano de wrestling, na Guatemala, o Brasil soma oito medalhas: uma prata e sete bronzes

Joílson Júnior Pan-Americano de Wrestling
Divulgação

O wrestling brasileiro conquistou mais quatro medalhas nesta sexta-feira (28/5), segundo dia de competições no Pan-americano Sênior de Wrestling 2021, na Cidade da Guatemala, capital da Guatemala. Joilson Júnior conquistou a medalha de prata na categoria 77kg e Ronisson Brandão o bronze na categoria 87kg do estilo greco-romano. O dia também marcou a estreia do wrestling feminino em categorias não olímpicas. Karoline Santana até 59kg e Brenda Aguiar até 72kg ficaram com a medalha de bronze em suas respectivas divisões de peso. Meiriele Hora, da categoria 65kg, não conseguiu avançar na chave e ficou em sexto. O estilo greco-romano fechou o torneio no segundo lugar geral, atrás apenas do Estados Unidos, entre os 16 países que disputaram o torneio. O Brasil soma agora oito medalhas no torneio, com os quatro bronzes obtidos no primeiro dia do Pan. 

Brenda, Karoline e Meiriele só conseguiram participar do Pan-americano em virtude da liberação de quarentena do governo guatemalteco para atletas que tenham tomado a segunda dose da vacina contra o coronavírus. O trio chegou na véspera de competir. Neste sábado, o wrestling nacional volta ao tapete para as disputas das categorias olímpicas do estilo livre feminino com Kamila Barbosa 50kg, Sabrina Gama 53kg, Giullia Penalber 57kg, Laís Nunes 62kg, Grabriela Rocha 68kg e Aline Silva 76kg. As  eliminatórias começam às 13h e as finais às 20h.

-Brasil se recupera, bate a Mongólia e avança para as quartas do Pré-Olímpico

Joilson Júnior  – Prata na categoria 77kg do estilo greco-romano 

O grequista disputou pela primeira vez a competição nesta divisão de peso. Na primeira luta, o brasileiro aproveitou a posição de par terre, emendou quatro roulés e venceu por superioridade técnica (9 a 0).  Na semifinal, Joilson enfrentou o cubano naturalizado guatemalteco Reiner Terry, ex-aluno do técnico da seleção brasileira Angel Torres. O brasileiro teve que vencer o adversário e arbitragem caseira que puniu Joilson com passividade. O niteroiense se defendeu bem e na sequência projetou o oponente, marcou quatro pontos, antes de derrubar Terry novamente e passar para as costas do rival e vencer por superioridade técnica:10 a 1.

Na disputa do ouro, Joilson mais uma vez foi escolhido pela arbitragem para tomar a punição por passividade, mesmo com o brasileiro caminhando sempre para frente e buscando a luta. O norte-americano Payton Walsh aproveitou e projetou Joílson para marcar 5 a 0. O brasileiro diminuiu a diferença e quase no fim da luta, depois de uma luta praticamente inteira, o árbitro enfiem deu a passividade para o norte-americano. Joilson conseguiu um roulé e empatou o placar em 5 a 5, mas o critério desempate de golpe de maior valor aplicado deu o título a Walsh.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Ronisson Brandão – Bronze até 87kg estilo greco-romano

Na estreia dentro do grupo B, Ronisson Brandão  travou uma verdadeira batalha contra o mexicano Daniel Gomez com pontuações apenas de punições e finalizada com vitória do brasileiro em 3 a 2. Na segunda luta, Ronisson aproveitou o par terre para emendar 4 roulés e vencer por superioridade técnica (9 a 0) o panamenho Erica Mojica e avançar em primeiro do grupo. Na semifinal, um revés diante do norte-americano John Walter Júnior. Ronisson não conseguiu passar pela defesa de John, perdeu por 5 a 0 e seguiu para disputa da medalha de bronze. Novamente, o oponente seria Daniel Gomez. Como o hondurenho Ariel Rodriguez foi desqualificado, quem vencesse ficaria coma prata. Mais uma luta apertada e decidida nas passividades. Ronisson fez 1 a 0, mas o mexicano empatou e venceu no critério do último ponto marcado. Ronisson fechou o torneio com a medalha de bronze.

Brenda Aguiar –  Bronze até 72kg estilo livre feminino 

Brenda na estreia foi batida por superioridade técnica, 10 a 0, pela atleta olímpica nos Jogos do Rio Yanet Sorvero Niño, do Peru, por encostamento. Na segunda luta, Brenda poderia até ficar com a medalha de prata, mas não conseguiu superar a norte-americana Alexandra Gaunde e fechou com a medalha de bronze.

Karoline Santana – Bronze até 59kg estilo livre feminino

Karoline estreou com uma luta com intensa disputa por pegadas contra a norte-americana Maya Nelson. A brasileira se defendia bem, mas quando Maya conseguiu alcançar as pernas e emendar a cruzeta, Karoline nada pôde fazer. No fim 12 a 2 para Nelson. Na luta pela medalha de prata, Karoline foi bastante agressiva, mas não conseguiu passar pela canadense Linda Morais  (10 a 0 ) e encerrou com a medalha de bronze.

Meiriele Hora – categoria 65kg

A lutadora Meiriele Hora estreou no grupo A da categoria contra a panamenha Ashley Campbell. Em uma luta franca, as duas se alternaram na liderança do placar até Campbell liderar o marcador perto do fim e Meire não ter tempo para reagir. Ashley fechou o placar em 7 a 4. Na segunda luta, a brasileira enfrentou a norte-americana Jennifer Page, foi encostada e não seguiu para a semifinal. A lutadora nacional terminou em sexto lugar. Ainda com idade de júnior, Meiriele se prepara para o Pan-americano Cadete e Júnior 2021.

Mais em Wrestling