O Campeonato Mundial Sub-18 de Vôlei de Praia começa nesta terça-feira (7), em Doha, no Catar, marcando o retorno da competição após 20 anos de ausência no calendário internacional. O torneio reúne as maiores promessas da modalidade. O Brasil vai marcar presença com quatro duplas em busca de medalhas: Isa Sallaberry e Ana Bia, Thomas e Felippe, já garantidos na chave principal, além de Kiara e Letícia e Bruno Romano e George Henrique, que disputarão o qualifying.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O país é um dos maiores vencedores da história da categoria, com quatro medalhas: uma de ouro e três de prata. A preparação incluiu treinos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol em Saquarema, no Rio de Janeiro, participação em um camp internacional na França e disputas em etapas do Circuito Brasileiro Sub-21 e Adulto.
De acordo com Leandro Brachola, coordenador técnico das seleções de vôlei de praia da CBV, o Mundial Sub-18 é sempre um grande desafio. “Essa categoria é marcada pela imprevisibilidade. Nossas duplas têm pouca idade, mas já acumularam experiência internacional e resultados expressivos. O objetivo é desenvolver o potencial desses jovens atletas e buscar o pódio em Doha”, afirmou.
Formato do Mundial Sub-18
O formato do Campeonato Mundial Sub-18 de Vôlei de Praia prevê um qualifying com até 32 duplas por gênero. Dessas, quatro avançam para o torneio principal. Na fase seguinte, 32 equipes estão divididas em oito grupos, com os líderes garantindo vaga direta nas oitavas de final.
*Com informações da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)