Siga o OTD

Paris 2024

Carol Solberg fala sobre as expectativas de estrear em Paris

Em entrevista exclusiva ao Volleyball World, a atleta brasileira contou a sensação de estar tão próxima da primeira edição de Jogos Olímpicos da carreira

Carol Solberg, atleta de vôlei de praia que está muito próxima de garantir sua primeira participação nas Olimpíadas (Foto: Beach Volleyball World)
(Foto: Beach Volleyball World)

Falta pouco! Após o título do Elite 16 de Doha, no início do mês de março, as brasileiras Bárbara Seixas e Carol Solberg abriram distância sobre a terceira melhor dupla do país e se aproximaram muito da classificação aos Jogos de Olímpicos de Paris-2024. Em entrevista para o Volleyball World, Carol contou sobre as expectativas dela em disputar sua primeira edição de Olimpíadas, aos 36 anos de idade.

Desde Pequim-2008, Carol Solberg está buscando se classificar para o maior torneio esportivo do planeta. Sua estreia profissional no vôlei de praia ocorreu em 2002, modalidade em que é detentora do recorde de 210 torneios disputados ao longo de mais de 20 anos de carreira. Bárbara, por sua vez, quer garantir seu lugar na sua segunda edição de Jogos Olímpicos. Ela conquistou a medalha de prata, ao lado de Ágatha Bednarczuk, no Rio-2016.

“Jogo vôlei de praia há muito tempo e, para ser honesta, o que me faz continuar jogando é o amor que tenho pelo esporte. Adoro jogar e amo tudo que o esporte trouxe e ainda traz para minha vida. Chegar às Olimpíadas é um grande sonho que tenho, claro, mas continuo jogando por amor ao esporte. Me divirto muito na quadra e aproveito cada segundo dela. Disputar as Olimpíadas é um sonho e, sendo brasileira, é muito difícil de realizar, porque temos muitas grandes equipes disputando apenas duas vagas. Acho que fui capaz de permanecer forte mentalmente para continuar perseguindo isso por tanto tempo. Este é o mais próximo que já estive da classificação, por isso quero aproveitar o processo e terminar forte”, relatou Carol.

Corrida pela classificação e trabalho com a treinadora

Sobre a atual corrida pela vaga olímpica em Paris-2024, a atleta brasileira permanece com o pé no chão e quer trabalhar em busca da classificação de competição em competição. “Ainda temos alguns torneios até o final do período de classificação e muita coisa pode acontecer, então nosso foco está em nós. Queremos encarar um torneio de cada vez, focar em como trabalhamos e nos preparar e realmente colocar nossa energia e esforço naquilo que podemos controlar. Cada finalização importa e queremos poder dar o nosso melhor em cada campeonato. É assim que estamos lidando com isso”, disse Solberg.

Carol traz o vôlei consigo desde o berço. Isso porque ela é filha de Isabel Salgado, grande jogadora da modalidade e que esteve presente em duas edições de Jogos Olímpicos (1980 e 1984) na quadra. Pedro Solberg, irmão de Carol, foi medalhista de bronze no Mundial de 2015 e competiu na chave masculina do Rio-2016. A técnica Letícia Pessoa, atual comandante da atleta brasileira, também treinou Isabel e é uma das maiores treinadoras da história do Brasil no esporte.

“Conheço a Letícia há muito tempo e trabalhar com ela agora tem sido uma experiência muito enriquecedora. Ela dá tudo de si para suas equipes e sabemos que fará o que for preciso para nos ajudar em qualquer situação. Ela é alguém que estará ao nosso lado em tudo o que precisarmos e que celebrará qualquer pequena melhoria que fizermos, o que é incrível de ver. Acho que manter essa mentalidade depois de tudo que ela ganhou é o que a torna uma treinadora incrível” analisou Carol sobre sua técnica.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paris 2024