Siga o OTD

Vôlei de Praia

João Pessoa (PB) recebe etapas do Sub-21 e Circuito Brasileiro

A partir deste domingo, (18), João Pessoa receberá etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Adulto e Sub-21

Os próximos dias serão de muito vôlei de praia em João Pessoa (PB), que recebe de domingo (18.02) a domingo (25.02) etapas do Circuito Sub-21 e Circuito Brasileiro Open (adulto). Os jogos terão entrada franca na arena montada na Av. Cabo Branco, altura do número 1.700. A capital paraibana é a única cidade a ter sediado ao menos uma etapa do tour nacional por ano desde sua criação, em 1991.

Primeiro acontece a disputa das jovens promessas do Circuito Brasileiro Sub-21, de domingo (18.02) a terça-feira (20.02). Será a primeira etapa do torneio de base, que terá ainda outras três paradas, em junho, julho e setembro, com cidades a definir. Assim como ocorre no Circuito Brasileiro Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título.

O Sub-21 conta com 16 duplas dividas em quatro grupos. Oito duplas (em cada gênero) já estão garantidas pelo ranking de entradas, baseado na classificação final da temporada anterior, enquanto outros oito times saem da disputa do classificatório, em jogos eliminatórios no primeiro dia de disputas (domingo). Na sequência da fase de grupos a competição segue com repescagem, quartas de final, semifinais e disputas de medalha.

Já as estrelas da categoria adulto entram em quadra a partir de quarta-feira (21.02), com a quinta etapa do Circuito Brasileiro Open 2017/2018, torneio que reúne as melhores duplas do país e terá a presença de seis medalhistas olímpicos e vários campeões mundiais. A competição, iniciada em setembro do ano passado, já passou por Campo Grande (MS), Natal (RN), Itapema (SC) e Fortaleza (CE).

As etapas do Circuito Brasileiro contam com 24 times em cada gênero, sendo 16 times já classificados pela pontuação no ranking de entradas e outros oito times que se garantem pela disputa do classificatório, onde as duplas disputam partidas eliminatórias diretas com os ‘sobreviventes’ avançando à fase principal da competição.

Na fase de grupos, os 24 times de cada naipe são divididos em seis chaves de quatro. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta fase em diante, o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final feminina acontece no sábado (24.02), enquanto a disputa do ouro no torneio masculino fica para a manhã de domingo (25.02).

Após quatro etapas disputadas, Evandro e André Stein (RJ/ES) seguem na liderança do ranking geral masculino, com 1.400 pontos, enquanto Maria Elisa e Carolina Solberg (RJ) aparecem na primeira posição do ranking feminino, com 1.520 pontos. Além de João Pessoa (PB), ocorrem etapas ainda em Maceió (AL), de 14 a 18 de março, e Aracaju (SE), de 4 a 8 de abril. Ainda em abril acontece também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília (DF).

Mais em Vôlei de Praia