Siga o OTD

Vôlei de Praia

Brasil larga com duas duplas invictas e já classificadas

O Brasil largou com duas duplas invictas e já garantidas na segunda fase da etapa do Chile do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2018. Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ) venceram os dois jogos que disputaram nesta sexta-feira (16.02), na cidade de Coquimbo. As partidas continuam neste sábado (17.02), com a sequência da fase de grupos e quartas de final do torneio.

Fernandão e Ramon, que ficaram com a medalha de prata na primeira etapa, em Nova Viçosa (BA), largaram bem em Coquimbo. Na estreia eles superaram os compatriotas Nicolas/Gabriel Zuliani (PR) por 2 sets a 0 (21/9, 21/13). Horas depois, triunfo sobre os chilenos Droguett e Lammel também por 2 sets a 0 (21/13, 21/16). Ramon analisou o início da dupla no torneio.

“É ótimo começar com duas vitórias, importante para termos um ritmo de jogo, pela confiança. Estamos felizes com o resultado, mas sabemos que amanhã teremos uma partida importante para que possamos sair em primeiro lugar no grupo. As condições estão boas, o vento não está muito forte e a temperatura está mais baixa que no Brasil, mas nada exagerado. Queremos representar o país da melhor forma”, analisou.

Ramon e Fernandão enfrentam neste sábado os venezuelanos Peter e Tigrito, que também venceram as duas partidas do dia. O duelo vale a liderança do grupo. Nicolas/Gabriel Zuliani (PR) perderam o segundo duelo nesta sexta, justamente para os venezuelanos (11/21, 8/21). A dupla revelação convocada para adquirir experiência internacional joga contra os chilenos Droguett e Lammel pela rodada final da chave, para cumprir tabela.

No naipe feminino os resultados foram similares. Ana Patrícia/Rebecca, dupla mais experiente e ouro na primeira etapa da temporada, venceu os dois jogos do dia. No primeiro, triunfo sobre as peruanas Allca e Calle por 2 sets a 0 (21/9, 21/8). Mais tarde superaram as chilenas Stephanie e Fabiana também em sets diretos (21/7, 21/7). Elas decidem a liderança da chave neste sábado, contra as chilenas Rivas e Josefa.

Já Fernanda/Maria Clara (BA/RJ) acabaram superadas nas duas partidas e já estão eliminadas. Elas foram derrotadas na estreia pelas paraguaias Michelle e Erika por 2 sets a 0 (21/8, 21/16), e horas mais tarde foram superadas pelas uruguaias Fortunati/Hernandez  também por 2 a 0 (21/9, 21/13). Elas cumprem tabela neste sábado contra as uruguaias Purtscher/Altamirano.

Após duas etapas realizadas, o Brasil lidera o ranking masculino com 380 pontos, e o feminino, com 400 pontos. O Circuito Sul-Americano conta pontos para classificação aos Jogos Pan-Americanos de 2019, no Peru.

Ao todo são seis etapas do Circuito Sul-Americano para os dois naipes, e dois torneios ‘Finals’ contando apenas com um naipe cada. O calendário completo pode ser acessado no site oficial da Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV), em http://voleysur.org/v2/calendario/calendario.asp.

O ranking geral do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada, mesmo que um país tenha mais de uma dupla no pódio. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia