Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duplas brasileiras conhecem adversários no Mundial

Grupos do Campeonato Mundial são sorteados e oito duplas brasileiras conhecem adversários

André e George disputam Mundial de Vôlei de praia
André/George tiveram o melhor resultado do Brasil no último Mundial, em 2019 (Foto: Divulgação/FIVB)

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) realizou nesta terça-feira (31) o sorteio dos grupos do Mundial de Vôlei de Praia. O Brasil contará com oito duplas no torneio, que acontecerá em Roma, na Itália, de 10 a 19 de junho. Duas delas, Renato/Vitor Felipe e Alison/Guto caíram no mesmo grupo, o L, e se enfrentarão já na fase inicial.

+ João Fonseca vai às oitavas no torneio juvenil de Roland Garros

O Mundial de Vôlei de Praia contará com 48 duplas por naipe. Na primeira fase, as equipes foram divididas em 12 grupos de quatro. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam de forma direta ao mata-mata, além dos quatro melhores terceiros colocados. Os oito demais terceiros colocados disputam uma espécie de repescagem, em que quatro duplas avançarão.

O Brasil contará com oito duplas na competição, sendo quatro em cada naipe. Entre os homens, haverá um confronto brasileiro logo na primeira fase, já que Renato/Vitor Felipe e Alison/Guto estarão juntos no grupo L. Os australianos Nicolaidis/Carracher e os nicaraguenses Mora/Lopez completam a chave.

Bruno Schmidt/Saymon, está no grupo A, ao lado dos italianos Carambula/Rossi, os argentinos Capogrosso/Capogrosso e os gambianos Jawo/Jarra. Já André/George estão no grupo E, ao lado dos letões Samoilovs/Smedins, os austríacos Huber/Dressler e dos iranianos Salemi/Vakili.

Grupos do torneio masculino do Mundial de Vôlei de Praia (Foto: Reprodução/FIVB)

Disputa feminina

Entre as mulheres, em que todas as quatro duplas brasileiras foram cabeças de chave, não haverá um confronto verde-amarelo na primeira fase. Duda/Ana Patrícia aparecem no grupo B, junto às tchecas Hermannova/Stochlova, das austríacasSchutzenhofer/Plesutschng e das chinesas Wang/Xia.

Tali
Talita/Rebecca disputaram a final do Elite 16 de Ostrava no final de semana (Foto: Divulgação/FIVB)

Já Taiana Lima/Hegeile aparecem no I, com as alemãs Muller/Tillmann – campeãs em Ostrava no final de semana -, as tailandesas Worapeerachayakorn/Naraphornrapat e as italianas Orsi Toth/Orsi Toth.

Bárbara Seixas/Carol Solberg aparecem no grupo D, que é formado apenas por duplas das Américas. Além das brasileiras, estão presentes as canadenses Megan/Nicole, as colombianas Diana/Margarita e as paraguaias Erika/Poletti. Vice-campeãs do Elite 16 de Ostrava no último final de semana, Talita/Rebecca estão no grupo G, com as norte-americanas Day/Stockmann, as finlandesas Lahti/Ahtiainen.

Grupos do torneio feminino do Mundial (Foto: Reprodução/FIVB)

O Mundial de Vôlei de Praia

Vale destacar que o Brasil é o maior vencedor da história do Mundial de Vôlei de Praia, com 12 ouros e 31 medalhas no total. No entanto, o país não conquistou medalhas na última edição, realizada em 2019, em Hamburgo, na Alemanha. Os melhores resultados vieram com André/George e Bárbara/Fernanda, que pararam nas quartas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Os atuais campeões mundiais são os russos Stoyanovskiy/Krasilnikov, que não poderão defender seu título porque foram sancionados pela FIVB por conta da Guerra da Ucrânia. Já entre as mulheres, o título ainda pertence às canadenses Sarah Pavan/Humana-Paredes.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei de Praia