Siga o OTD

Vôlei de Praia

Definidas as oito duplas brasileiras do Mundial de Roma

Nomes saíram após o fim do Challenger de Kusadasi, na Turquia, onde as últimas duas vagas brasileiras foram definidas. São quatro em cada naipe, número máximo permitido por país

Bárbara Seixas e Carol Solberg vôlei de praia Challenger de Doha campeãs Mundial de Vôlei de praia roma duplas brasileiras
Carol Solberg e Bárbara Seixas são as melhores do país no ranking mundial (twitter/timebrasil)

O Mundial de Vôlei de Praia já tem definidas as oito duplas brasileiras classificadas, quatro em cada naipe, número máximo permitido por país. Elas foram confirmadas nesta terça-feira (24) e estarão na capital italiana para disputar o torneio marcado para ocorrer em Roma de 10 a 19 de junho. No feminino vão Duda/Ana Patricia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebecca/Talita e Taiana/Hegê, e no masculino vão André Stein/George, Renato/Vitor Felipe, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon. Todos carimbaram passaporte por figurarem entre os 25 melhores do ranking mundial.

A definição das últimas duplas brasileiras para o Mundial de Vôlei de Praia aconteceu no Challenge de Kusadasi, na Turquia. Evandro e Álvaro Filho precisavam de um terceiro lugar para garantir vaga em Roma, mas terminaram em quinto e a deixaram para o campeão olímpico de 2016 Bruno Schmidt, parceiro de Saymon. No feminino, Elize Maia e Thâmela precisavam chegar nas quartas de final, porém foram superadas nas oitavas e a vaga ficou com Taiana e Hegê.

Fora Bruno Schmidt, a delegação brasileira conta com dois outros medalhistas dos Jogos Rio 2016, Alison, ouro, e Bárbara Seixas, prata. Além disso, sete deles já faturaram o título do Circuito Mundial: Alison, Talita, Taiana, Bárbara Seixas, Bruno Schmidt, André Stein e Duda. Por outro lado, Renato, bicampeão mundial sub-21 e campeão mundial sub-19, disputa seu primeiro Mundial, assim como Hegê, que ganhou o prêmio de “Atleta que mais evoluiu” nas duas últimas temporadas do Circuito Brasileiro.

+ Tandara reafirma inocência, vai recorrer e se diz pronta para batalha

Etapa de Ostrava abre sequência

Antes de Roma, porém, diversas duplas brasileiras têm outros desafios pelo Circuito Mundial de vôlei de praia. Primeiro é a etapa de Ostrava, que começa na quarta-feira (25). A competição na República Tcheca terá Tainá/Vic e Evandro/Álvaro Filho na disputa do qualifying e outras oito duplas brasileiras entrando direto no torneio principal: Rebecca/Talita, Taiana/Hegê, Duda/Ana Patricia, Barbara/Carol e Andressa/Vitória, George/André, Vitor Felipe/Renato e Alison/Guto.

“Teremos uma sequência de três torneios grandes e estamos muito motivados, principalmente para o Campeonato Mundial. Viemos de bons resultados, estamos jogando bem”, diz George, medalhista de bronze em Ostrava ano passado e ouro no Challenge de Itapema deste ano, ambos ao lado de André. Na atual temporada, o Brasil soma seis medalhas. Além de George/André em Itapema, foram ao pódio Talita/Rebecca em Rosarito, no México, Bárbara Seixas/Carol Solberg, duas vezes, nos Challengers de Tlaxcala, México, e Doha, no Catar, Elize Maia/Thâmela em Tlaxcala e Andressa/Vitória em Itapema.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Novo formato

Este ano, o Circuito Mundial adotou novo formato, dividido em etapas Elite 16, Challenge e Future. As disputas Elite – como a de Ostrava – reúnem os 12 primeiros colocados do ranking e quatro duplas vindas do qualifying com 16 equipes. Importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite, os Challenges têm 24 duplas no torneio principal, oito vindas do qualifying com 32 duplas. O Future, voltado para o desenvolvimento do esporte e dos atletas, terá 16 equipes na chave principal e 16 no qualifying.

Mais em Vôlei de Praia