Siga o OTD

Vôlei de Praia

CBV anuncia criação de comissão técnica permanente

Projeto da comissão técnica do vôlei de praia é parceria com o COB e tem o campeão olímpico Leandro Brachola como supervisor técnico

Leandro Brachola CBV anuncia criação de comissão técnica permanente
(Júlio César Guimarães/COB)

Ser responsável pela nova cultura do vôlei de praia brasileiro, dando suporte às duplas do alto rendimento e participando da criação de metodologias para as categorias de base. Essa é a missão da nova estrutura de comissão técnica permanente que está sendo montada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Leandro Brachola, técnico campeão olímpico nos Jogos Rio 2016 com a dupla Alison/Bruno Schmidt, assume como supervisor técnico. Treinador de Ágatha/Duda nos Jogos de Tóquio e analista de desempenho da equipe de Brachola em 2016, Marco Char será o coordenador técnico. 

+Bárbara Seixas e Carol Solberg vencem o Challenge de Tlaxcala

“A ideia é que essa equipe faça uma cadeia completa de acompanhamento, supervisionamento, identificação de talentos, treinamento e participação em competições nacionais e internacionais. É um grupo que vai analisar e montar o planejamento para trilharmos o caminho de sucesso que é tão familiar ao vôlei de praia brasileiro. Principalmente em competições como o Circuito Mundial e os Jogos Olímpicos. Ainda anunciaremos mais dois nomes nessa equipe, mas Leandro Brachola e Marcos Char já iniciaram este novo trabalho”, explica o gerente de vôlei de praia da CBV, Guilherme Marques.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em fevereiro, Brachola comandou a seletiva para os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Após o período de treinamentos realizado no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), Nina/Carol Sallaberry e Henrique/Pedro foram convocados para representar o Brasil na competição, que acontece em Rosario, na Argentina, em abril.

“Fiquei muito feliz com o convite. Depois de trabalhar por mais de 30 anos com o vôlei de praia, é uma oportunidade de contribuir de forma mais efetiva com o desenvolvimento da modalidade. A ideia principal é estar mais próximo dos treinamentos das equipes principais, ver de perto as necessidades e onde a CBV pode contribuir. Queremos desenvolver o melhor trabalho para termos os melhores resultados nas competições internacionais e Jogos Olímpicos. No trabalho de base, buscamos uma metodologia de treinamento, dar mais apoio ao trabalho desenvolvido nos CTs, com suporte, preparação física e acompanhamento do trabalho. Queremos estar próximos e organizar uma sequência de trabalho. Desde as primeiras convocações do atleta para as seleções de base, até chegar no adulto em condição de competir, e já pensando nas competições principais”, diz Leandro.

Segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia começa nesta quinta-feira

O novo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia chegou a Maringá (PR). De quinta a domingo, as arenas montadas na Vila Olímpica receberão a segunda etapa, que terá a disputa do Aberto. O evento conta com nomes como Ângela e Neide (ouro na etapa de Montevidéu do Circuito Sul-Americano 21/22), Josi e Carol Goerl (prata na etapa de Cochabamba do Sul-Americano 21/22), Carol Horta (bronze dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e Lima-2019), Thainara (ouro do Pan-Americano Júnior de Cali-2021), e Nico e Samuel (bronze no Mundial sub-19 2021). 

Com cara nova e ainda mais valorizado, o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia chegou a 2022 com uma série de mudanças, com foco em renovação, emoção, performance e sustentabilidade. Entre as novidades, o Circuito Brasileiro passou a ser dividido em duas competições: Aberto e Top 8. Durante a temporada, serão realizadas 10 etapas do Top 8 e 15 etapas do Aberto. Além de contar pontos para o ranking e para a disputa pelo título, as etapas adicionais do Aberto também servirão como oportunidade de desenvolvimento e experiência, substituindo as etapas do Circuito Challenger.

O torneio qualifying começa nesta quinta-feira, a partir de 7h30 (horário de Brasília), com oito duplas se classificando para a chave principal, que contará com 16 duplas de cada gênero.

Confira a tabela de jogos

Mais em Vôlei de Praia