Siga o OTD

Vôlei de Praia

Circuito brasileiro masculino tem nova etapa a partir desta quinta

Torneio acontece no Centro de Desenvolvimento de Vôlei em Saquarema (RJ) e vai até o próximo domingo (15)

Circuito Brasileiro de vôlei de Praia
Terceira etapa movimenta Saquarema nesta semana (Créditos: Ana Patrícia/Inovafoto/CBV)

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá esta semana a realização da 3ª etapa masculina. Após os torneios anteriores, as duplas tiveram mais tempo para se adaptar ao ritmo de competição e ao formato de disputa na “bolha” em Saquarema (RJ), que vem recebendo todo o Circuito. 

A terceira etapa começa nesta quinta-feira (12) e vai até domingo (15), dentro do CDV (Centro de desenvolvimento do Vôlei). Os fãs poderão conferir todos os lances do torneio com as transmissões ao vivo realizadas no site, na fanpage da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) no Facebook.

+ Favoritos vencem no fechamento da 1ª rodada da Superliga feminina

Os atletas

Campeões na primeira parada do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e bronze na segunda, André e George se preparam para mais um desafio. Segundo George, o calendário atual do vôlei de praia brasileiro deixou a competição com ares do circuito mundial.

Após a fase eliminatória do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, os atuais campeões André e George ficaram com a melhor campanha
Dupla conquistou a primeira etapa da temporada (Divulgação CBV)

“A nossa preparação tem sido ótima, e muito intensa. Com as etapas do Circuito Brasileiro sendo realizadas em um espaço mais curto, com menos intervalo entre uma e outra, fica parecido com o calendário do circuito mundial, e é muito interessante isso, nós gostamos. Estamos treinando bem, e bastante confiantes depois dos nossos últimos resultados”, afirmou.

+ Ana Patrícia e Rebecca vencem 3ª etapa do Circuito Brasileiro

O campeão olímpico Alison subiu ao lugar mais alto do pódio na segunda etapa. O bloqueador, que joga ao lado de Álvaro Filho e está classificado para representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio no ano que vem, espera um nível ainda mais alto na competição, que as adaptações ao novo formato de disputa estão sendo feitas.

Álvaro Filho e Alison celebram o ouro da etapa do Circuito Brasileiro (Ana Patrícia/Inovafoto/CBV)

“Chegamos muito motivados para essa terceira etapa, novamente em Saquarema, readaptando a jogar novamente. Agora teremos duas etapas praticamente seguidas, estamos nos adaptando a jogar sem torcida, o que ainda é muito estranho, mas a motivação está lá em cima. Ganhamos a última etapa, perdendo apenas um set, na primeira também fomos bem, apesar da eliminação, era o primeiro torneio, e agora é manter o foco, a humildade e a vontade porque o nível do circuito é muito alto. Espero um torneio ainda mais forte, times mais entrosados, times novos se formando, temos que pensar jogo a jogo, ponto a ponto, set a set, sempre fazendo o nosso melhor”.

O circuito brasileiro de vôlei de praia 

Na primeira parada da temporada André e George ficaram com o título, a prata foi para Guto e Arthur Marianos (RJ/MS), enquanto Renato e Adriélson (PB/PR) ficou com o bronze. Já na segunda etapa a primeira colocação ficou com Alison e Álvaro Filho (ES/PB), Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF) em segundo lugar. A terceira posição ficou com André e George.

+ Ex-líbero Serginho é candidato a vice-presidente da CBV

A fase principal do torneio, que começa na sexta-feira, contará com 20 equipes, sendo as 16 mais bem colocadas do ranking de entradas, e outras quatro classificadas na disputa do qualifying (classificatório), que ocorre na quinta-feira. No qualifying, 24 times disputam partidas eliminatórias diretas, com os vencedores dos quatro jogos finais garantindo a vaga.

Os quatro melhores primeiros colocados dos cinco grupos vão direto às quartas de final. Além disso, o primeiro colocado com pior campanha disputa a repescagem junto dos cinco segundos colocados e dos dois melhores terceiros. Desta fase em diante, a competição segue no formato eliminatório direto até as disputas de medalha.

Protocolo de prevenção 

Todos os atletas realizaram um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado foi enviado à CBV e, só diante disso, confirmada a inscrição. Um dia antes da estreia na competição, os atletas chegam a Saquarema. Eles respondem a um questionário sobre sintomas, aferem a temperatura, oximetria e realizam novo teste de COVID-19. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV. 

Mais em Vôlei de Praia