Siga o OTD

Vôlei de Praia

Circuito nacional masculino volta nesta 5ªf com a segunda etapa

Disputa será novamente na bolha do Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, com o torneio classificatório no primeiro dia

circutio brasileiro de vôlei de praia masculino segunda etapa saquarema
Arena montada no CDV para a disputa do Open (Wander Roberto/Inovafoto/CBV/arquivo)

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia masculino ocorre de quinta (22) a domingo (25) em Saquarema, Rio de Janeiro (RJ). No primeiro dia é disputado apenas o torneio classificatório. A chave principal, com os maiores nomes da modalidades no país, começa na sexta (23).

Na etapa de abertura, realizada no final de setembro, André Stein/George ficaram com o ouro ao superarem Arthur Mariano/Guto na decisão, por 2 sets a 0.

O Guto comemorou a estreia da parceria com Arthur já alcançando a final. “Estamos trabalhando muito a consistência, que é uma coisa que precisamos, até por sermos uma dupla nova“, disse. “Acertar detalhes e criar jogadas novas, tipos de levantamento e de sistemas de jogo novos.”

Quem também comemorou um bom resultado na abertura, um bronze, foi a parceria Renato/Adrielson. Apesar de terem formado dupla campeã mundial Sub-21 em 2017, eles se juntaram no profissional pela primeira vez.

“Estamos com a expectativa de jogar bem, não estamos nos cobrando por resultados. Sabemos que somos um time novo, queremos primeiro apresentar um voleibol consistente. Precisamos evoluir nosso entrosamento, treinar mais juntos. Renato mora em João Pessoa, eu aqui em Maringá, mas ele veio passar uma semana para chegarmos bem à essa segunda etapa”, disse Adrielson.

+ Atleta que não fala não pode ser exemplo, diz Carol Solberg

“Precisamos ajustar nossa comunicação, entrosamento em quadra, para conseguir melhorar ainda mais nosso jogo. Estamos treinando bem para isso. Felizes com a estreia, mas queremos jogar ainda melhor, buscando evoluir”, completou Renato.

Formato

A fase principal do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia masculino contará com 20 equipes, sendo as 16 mais bem colocadas do ranking de entradas, e outras quatro classificadas na disputa do classificatório de quinta. No qualifying, 20 times disputam partidas eliminatórias diretas, com os vencedores dos quatro jogos finais garantindo a vaga.

Arena Vôlei de Praia Circuito Brasileiro Saquarema
A arena do CDV (Wander Roberto/novafoto/CBV)

Na chave principal, os quatro melhores primeiros colocados dos cinco grupos vão direto às quartas. Já o primeiro colocado com pior campanha disputa a repescagem junto dos cinco segundos colocados e dos dois melhores terceiros. Dali em diante, é vencer ou ser eliminado.

Os 16 times garantidos na fase principal do torneio pela posição no ranking de entradas são André Stein/George, Evandro/Bruno Schmidt, Alison/Álvaro Filho, Arthur Mariano/Guto, Hevaldo/Saymon, Pedro Solberg/Vinícius, Renato/Adrielson, Vitor Felipe/Arthur Lanci, Oscar/Thiago, Fábio Bastos/Allison Francioni, Felipe Cavazin/Marcus Carvalhaes, Bruno/Jô, Bernardo Lima/Eduardo Davi, Harley/Fernandão, Adelmo/Moisés (BA) e Rafael/Lipe.

Bola do vôlei de praia

As três primeiras etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia masculino e também o feminino serão realizadas no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema, Rio de Janeiro. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia.

+ Ágatha e Duda conquistam título da primeira etapa em Saquarema

Além disso, há o protocolo de segurança sanitária com ações de praxe, como testes, higienização, distanciamento social e uso de máscara. Também não há presença de público nas partidas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

As outras três etapas da temporada 2020/2021 já possuem datas. A terceira será de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino). O quarto torneio será de 2 a 6 de dezembro, e o quinto de 16 a 20 de dezembro, com possibilidade de realização dos dois naipes de maneira simultânea. Os locais ainda serão divulgados.

Mais em Vôlei de Praia