Siga o OTD

Laguna Olímpico

Atleta que não fala não pode ser exemplo, diz Carol Solberg

No programa “Papo de Segunda”, da GNT, Carol Solberg disse que vai recorrer da advertência recebida no STJD e pede mais espaço para os atletas se manifestarem

Carol Solberg GNT
Carol Solberg avisa que irá recorrer da advertência que recebeu do STJD e que não aceita que lhe digam o que ela pode falar ou não (Reprodução/GNT)

Uma semana após o inacreditável julgamento que lhe rendeu uma advertência por ter gritado “Fora, Bolsonaro!” em uma etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, a jogadora Carol Solberg falou. E demonstrou que vai continuar lutando para exercer o seu direito de se manifestar. Convidada do “Papo de Segunda”, no canal GNT, Carol mostrou que não aceitou a pena de advertência imposta pelo STJD da CBV. Disse que vai recorrer e que se sentiu censurada no julgamento.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Siga

O fato de ter saído com uma advertência, ao contrário da pena máxima prevista (suspensão de seis torneios e multa de R$ 100 mil) também não representou para ela nenhum tipo de alívio.

“De jeito nenhum. Me senti totalmente censurada. Dei um grito de desabafo por tudo o que está acontecendo neste país, estes absurdos todos. Acho uma loucura alguém dizer o que eu posso ou não posso falar. Vou recorrer desta decisão [do STJD]. Acho que me sinto no direito quando dou uma entrevista, no momento em que eu tenho voz, de poder falar o que eu quiser, sim”, respondeu Carol Solberg ao apresentador Fabio Porchat.

https://twitter.com/canalgnt/status/1318367806400901122
Carol Solberg dutante o “Papo de Segunda”, no GNT, quando reclamou da advertência que recebeu do STJD da CBV por criticar o governo Bolsonaro

Censurada pelo STJD

Para a atleta, o que ela fez foi apenas se manifestar contra um estado de coisas que acontece no Brasil.

“Eu não usei a entrevista como palanque ou fiquei fazendo propaganda de determinado candidato. Eu manifestei a minha indignação com este governo, que mata a população preta e pobre, que está destruindo nosso meio ambiente, faz apologia a torturadores. Nós temos um presidente que participa de atos pedindo a volta do AI-5. [Que promove] o desmonte total da nossa cultura, um desprezo pelos nossos artistas, ameaça a imprensa. É uma atrás da outra. Ri da nossa cara, mente. Não é só política, é uma questão de direitos humanos, vai para outro lugar. É uma indignação. Sou uma cidadã como outra qualquer”, comentou.

Atleta tem o direito de se posicionar

Antes de se despedir, Carol Solberg quis reforçar o papel do atleta no mundo atual, onde se discute inclusive a flexibilização da Regra 50 da Carta Olímpica do COI (Comitê Olímpico Internacional), que proíbe manifestações em pódios e áreas de competição em Jogos Olímpicos.

“Me incomoda muito essa neutralidade imposta aos atletas. Acho curioso que a sociedade fala sempre que os atletas são exemplos para as crianças, para as novas gerações. Fico pensando que exemplo é este de uma pessoa totalmente alienada, que não fala nada sobre o que pensa, que não está nem aí para o que está acontecendo no mundo. Se o atleta não pode falar, ele não é exemplo de nada. Está mais do que na hora de debatermos este assunto, porque este lugar de neutralidade do atleta não dá mais. Diante do que está acontecendo no Brasil e no mundo, está mais do que na hora de refletirmos e entendermos a importância de todo cidadão se posicionar. E o atleta é um cidadão como qualquer outro. Não dá para ficar quieto diante de tanta barbárie”.

Mais em Laguna Olímpico