Siga o OTD

Vôlei de Praia

Uberlândia recebe nesta semana estrelas do circuito brasileiro de vôlei de praia

Uberlândia (MG) viverá uma semana de muito vôlei de praia, com presença dos melhores atletas do mundo. A cidade do triângulo mineiro receberá as duas principais competições nacionais do esporte. De terça (25.10) a quinta-feira (27.10) ocorre o Circuito Banco do Brasil Nacional, divisão de acesso à elite. Já o Circuito Brasileiro Open acontece de sexta-feira (28.10) a domingo (30.10), com os 16 melhores atletas do país em cada naipe.

O local das duas competições será a arena montada no Parque do Sabiá, com entrada franca à torcida. E a qualidade do torneio premiará os fãs mineiros. Ao todo são 15 atletas com participação olímpica, sendo sete medalhistas e três campeões olímpicos (Alison, Bruno Schmidt e Ricardo). As partidas da quadra central também contam com transmissão pelo Facebook oficial da Confederação Brasileira de Voleibol.

A primeira vez que Uberlândia recebeu uma etapa do Circuito Brasileiro Open foi em 2001, com ouro para Ana Paula/Adriana (MG/RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE). Outras 16 etapas também foram realizadas no estado mineiro, nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ipatinga, Uberaba, Betim e Contagem.

Agora, 15 anos depois, a cidade terá a oportunidade de ver de perto os oito atletas que defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), que ficou com o ouro, Evandro/Pedro Solberg (RJ), nono colocado, Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), vice-campeãs e agora com outras parceiras, e Larissa/Talita (PA/AL), que ficaram na quarta posição.

Open
O formato do Circuito Brasileiro Open se mantém, com as 16 duplas mais bem colocadas no ranking de entradas, em cada naipe, divididas em quatro grupos de quatro equipes. Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem).

Os jogos começam na sexta-feira (28.10), quando ocorrem as partidas da primeira fase. No sábado (29.10) serão disputadas a repescagem (Round 1), quartas de final e semifinais. O domingo (30.10) sedia a disputa de bronze e a final masculina e feminina.

O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017, com cidades a definir. Além de Campo Grande (MS) e Brasília (DF) e agora Uberlândia (MG), Curitiba (PR), de 17 a 20 de novembro, e São José (SC), de 9 a 11 de dezembro, estão na programação.

Nacional
O Circuito Banco do Brasil Nacional possui formato diferente. Quatro duplas em cada naipe saem do qualificatório, disputado na terça-feira (25.10) em jogos eliminatórios diretos. Elas se juntam aos oito times já garantidos na fase de grupos pela pontuação no ranking de entradas.

Os 12 times finais são divididos em três chaves de quatro, com os oito melhores (primeiro e segundos, além de dois terceiros colocados) avançando à disputa das quartas de final, tudo isso na quarta-feira (26.10). Na quinta (27.09) são disputadas as partidas das semifinais, disputas de bronze e finais dos dois naipes.

Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, as duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.

 

Circuito Open – Torneio Masculino
Alison * e Bruno Schmidt * (ES/DF)
Álvaro Filho e Saymon (PB/MS)
Evandro e Pedro Solberg (RJ)
Oscar e Hevaldo (RJ/CE)
André Stein e Ricardo * (ES/BA)
Thiago e George (SC/PB)
Luciano e Bruno de Paula (ES/AM)
Jô e Vitor (PB)
Guto e Benjamin (RJ/MS)
Léo Vieira e Averaldo (DF/TO)
Léo Gomes e Ferramenta (RJ)
Allison e Bernat (SC/RJ)
Vinícius Freitas e Marcos Borlini (ES)
Márcio Gaudie e Vinícius Cardozo (RJ)
Pedro Cunha e Fábio Guerra (RJ)
Daniel Lazzari e Anderson Melo (SC/RJ)

Circuito Open – Torneio Feminino
Larissa * e Talita (PA/AL)
Elize Maia e Rebecca (ES/CE)
Juliana * e Taiana (CE)
Fernanda Berti e Bárbara Seixas * (RJ)
Renata e Val (RJ)
Ágatha * e Carolina Solberg (PR/RJ)
Josi e Thati (SC/PB)
Lili e Maria Elisa (ES/PE)
Duda e Tainá (SE)
Ângela e Neide (DF/AL)
Rachel e Andrezza (RJ/AM)
Sandressa e Victoria (AL/MS)
Ana Patrícia e Carol Horta (MG/CE)
Maria Clara e Pauline (RJ)
Carol Won-Held e Izabel (RJ/PA)
Vivian e Andressa (PA/PB)

*Medalhistas olímpicos e campeões mundiais

Circuito Nacional – Torneio Masculino (outras quatro duplas entram pelo qualificatório)
Fernandão e Harley (ES/DF)
Arthur Lanci e Eduardo Davi (PR)
Pedro Henrique e Felipe Cavazin (PB/PR)
Fábio Bastos e Bernardo Lima (CE)
Gilmário e Moisés (PB/BA)
Jefferson e Nilton (CE/RO)
Matheus Maia e Jonas Paixão (RJ)
Lipe e Luizão (CE/AM)

Circuito Nacional – Torneio Masculino (outras quatro duplas entram pelo qualificatório)
Rafaela e Érica Freitas (PA/MG)
Fabíola e Bárbara Ferreira (DF/RJ)
Luiza Amélia e Semírames (CE/SP)
Aline e Fabrine (SC/BA)
Paula Hoffmann e Mayana (RJ/TO)
Luciana e Camila (CE/RJ)
Bruna e Leize (PB/SC)
Fernanda Nunes e Amanda (RJ)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia