Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duda é a melhor da temporada pelo segundo ano seguido

Pelo segundo ano seguido, Duda Lisboa foi eleita por técnicos e jogadores a melhor jogadora da temporada

Duda Lisboa comenta sobre os diferentes papéis exercidos pela mãe ao longo de sua carreira no vôlei de praia
(divulgação/CBV)

Aos 21 anos, a brasileira Duda Lisboa foi eleita pela segunda vez seguida como the “Most Outstanding Female Player”, ou simplesmente a melhor jogadora da temporada de vôlei de praia. O prêmio é oferecido pela federação internacional de vôlei e é baseado em votos de atletas e técnicos.

Como se fosse pouco, ela ainda levou o prêmio de melhor saque do ano entre as mulheres, ao lado de Evandro, mas no masculino.

“Duda Lisboa continua a ficar melhor à medida que cada temporada do vôlei de praia passa, um fato preocupante para seus adversários considerando que ela tem apenas 21 anos”, diz o comunicado da FIVB, em tradução livre.

+ Duda é eleita Melhor Jogadora da temporada 2017/2018

“Com grandes nomes do vôlei de praia, como Kerri Walsh e Larissa, jogando bem na casa dos 30 anos e até mais além, dá para vislumbrar o que a brasileira poderá conquistar se ela continuar desta maneira”, continua.

Ela foi a terceira brasileira a vencer o prêmio, criado somente em 2005. Larissa (2006 e 2015) e Juliana (2009, 2010, 2011) também conquistaram. Com o deste ano, a sergipana tricampeã mundial sub-19 e bicampeã mundial sub-21 já soma sete premiações individuais do Circuito Mundial.

“Não tenho palavras para descrever a felicidade. Foi um ano intenso com a corrida olímpica, com várias equipes brasileiras muito fortes competindo por apenas duas vagas aos Jogos de Tóquio e felizmente alcançamos o primeiro objetivo principal. Fico feliz por esse reconhecimento, mas estou representando um time. Sem nossa comissão técnica, sem a Ágatha, não venceria nada”, disse Duda Lisboa.

“O prêmio de melhor saque é muito gostoso, pois passei a treinar desde 2017 o saque viagem com mais frequência, tentando aperfeiçoar o movimento, equilibrar força e técnica. Mérito também da comissão técnica, que me incentivou a evoluir nesse fundamento”, completou.

Defensora melhor atacante do ano

A federação internacional destaca ainda a versatilidade do jogo de Duda Lisboa, lembrando que apesar de ela ser teoricamente a defensora da dupla que faz com Agatha, “não tem problemas em atacar na rede”. Dias antes ela já havia sido anunciada como a jogadora de ataque da temporada.

Como defensora, a federação destaca a “capacidade de ler a jogada para garantir que esteja no lugar certo e na hora certa” a fim de sempre conseguir dar suporte para os ataques de Ághata.

Por fim, chama a atenção para “um saque potente que coloca seus oponentes na defensiva desde o início da jogada”.

Neste ano, ao lado de Ághata, Duda Lisboa venceu duas etapas quatro estrelas do circuito mundial de vôlei de praia, em Ostava, na República Checa, e em Tóquio, e ficaram com o bronze da cinco estrelas – o nível mais alto – em Viena. Elas ainda ficaram com a prata do Finals, em Roma.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A rotina de Evandro

Se Duda Lisboa foi a melhor jogadora da temporada pela segunda vez seguida, Evandro foi eleito o melhor sacador do circuito masculino pela quinta vez consecutiva.

“O serviço de Evandro Goncalves é algo que precisa ser visto para se acreditar”, relata a FIVB. “O jogador de 29 anos usa sua estatura de 2m10 e 103 quilos ao máximo. Isso significa que, se ele ficar acima da bola e colocar todo o seu peso nela, geralmente há pouca defesa”.

“Fico feliz em me tornar o maior vencedor no saque. Nos primeiros anos, a minha altura e força eram os diferenciais, mas os times passaram a estudar meu saque. A minha comissão técnica foi importante demais para manter o destaque neste fundamento. Passamos a treinar outros estilo de saques, muitas vezes saques curtos, ou cruzados na linha, para que gere dúvida nos times. Divido o mérito também com meu parceiro, Bruno Schmidt, que me dá muita segurança na defesa para sacar e chegar à rede para bloquear”.

O quinto título como melhor sacador também faz Evandro bater um recorde importante. Ele ultrapassa com o russo Igor Kolodinsky, que venceu a categoria entre 2007 e 2010 e era o jogador com mais títulos no fundamento.

O Brasil é o país com maior número de premiações individuais de pós-temporada: 123 com a categoria vencida por Duda Lisboa nesta terça-feira. Ao todo, 23 atletas diferentes já receberam alguma premiação.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia