Siga o OTD

Vôlei de Praia

Classificatório masculino define vagas e grupos em Cuiabá

Oito duplas masculinas conseguiram avançar à fase principal do torneio de Cuiabá, completando as chaves para a disputa principal

Nivaldo Sérgio Alves/Divulgação

O saque inicial foi dado em Cuiabá (MT), pela segunda etapa do Circuito Brasileiro 2019/2020 de vôlei de praia. Foram realizadas 23 partidas nesta quarta-feira (23.10), pelo classificatório do torneio masculino na arena montada no estacionamento do ginásio Aecim Tocantins. Oito times conseguiram avançar à fase de grupos, completando as chaves do campeonato, com destaque para a retomada com sucesso de antigas parcerias.

O classificatório é disputado pelas duplas que estão fora do ranking de entradas e que buscam uma vaga no torneio. Em Cuiabá, 31 times entraram em quadra em partidas eliminatórias diretas. Os oito times que avançaram foram Miguel/Jefferson (MS/CE), Gabriel Santiago/Pedro Resende (DF/PB), Lázaro/Matheus (GO/SE), Pablo/Jean (MA/MS), Álvaro Andrade/Adelmo (SE/BA), Luccas Lima/Guto (SP), Lipe/Rafa (CE/PR) e Allison Francioni/Fábio (SC/CE).

Com exceção de Miguel e Jefferson, que passaram a primeira rodada por bye (sem adversário), os demais times jogaram e venceram duas vezes para garantir a vaga. E três são de duplas que recentemente retomaram parcerias do passado, como os casos de Luccas Lima/Guto, Miguel/Jefferson e Allison Francioni/Fábio. Entrosamento que, na visão deles, pode ser um trunfo em partidas equilibradas, como analisou Francioni após a classificação.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Fábio e eu nos conhecemos desde a época das seleções de base, quando treinamos durante vários meses em Saquarema, tudo isso fez com que criássemos um vínculo muito bom. Ajuda em quadra, quando a partida está difícil, sabemos que podemos contar um com o outro. Essa história e entrosamento é positiva”, disse Allison Francioni.

“Está muito quente, então tentamos nos concentrar bem em todos os fundamentos, recepcionar o saque corretamente, fazer o levantamento da melhor maneira possível, para que não tenhamos que correr desnecessariamente. É importante jogar com inteligência para se desgastar menos. Estamos retomando essa parceria pensando em conseguirmos bons resultados para entrarmos entre os 16 melhores do ranking”, completou Fábio.

Quem também comemorou a vaga foi uma dupla formada há pouco tempo. Álvaro Andrade e Adelmo estão no segundo torneio juntos, e pela segunda vez conseguiram superar o classificatório, avançando à fase de grupos do torneio.

“O calor foi muito intenso, mas estávamos preparados para este desafio. Acredito que a experiência contou um pouco, apesar de Adelmo e eu também sermos jovens, estamos disputando o Circuito Brasileiro há muitos anos, enquanto os meninos (Rafa e Railson) estão começando a rodar agora. Isso faz a diferença em alguns momentos complicados no jogo. Nosso objetivo é sempre se manter entre as melhores duplas, queremos somar pontos para entrarmos entre os 16 times do ranking”, disse Álvaro Andrade.

Os oito times classificados se juntam aos 16 já garantidos no naipe masculino pelo ranking de entradas. São eles Alison/Álvaro Filho (ES/PB), Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB), Arthur Lanci/Thiago (PR/SC), André/George (ES/PB), Pedro Solberg/Oscar (RJ), Hevaldo/Vinícius (CE/ES), Luciano/Fernandão (ES), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Moisés/Harley (BA/DF), Matheus Maia/Eduardo Davi (RJ/PR), Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE), Marcus/Averaldo (RJ/TO), Léo Gomes/Bruno (RJ/AM), Arthur/Adrielson (MS/PR), Anderson Melo/Felipe Cavazin (RJ/PR) e Rafael/Renato (PB).

O Circuito Brasileiro 19/20 conta com sete etapas, três realizadas no segundo semestre deste ano, e quatro que acontecem no primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Após Cuiabá, o torneio segue para Ribeirão Preto (SP), em novembro. Já as etapas de 2020 passarão por João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

FASE DE GRUPOS DO TORNEIO MASCULINO – 24.10

Grupo A
Alison/Álvaro Filho (ES/PB) x Pablo/Jean (MA/MS) – 9h20
Marcus/Averaldo (RJ/TO) x Léo Gomes/Bruno (RJ/AM) – 9h20

Grupo B
Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB) x Gabriel Santiago/Pedro (DF/PB) – 10h10
Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE) x Arthur/Adrielson (MS/PR) – 10h10

Grupo C
Arthur Lanci/Thiago (PR/SC) x Lipe/Rafa (CE/PR) – 11h
Matheus Maia/Eduardo Davi (RJ/PR) x Anderson/Felipe Cavazin (RJ/PR) -11h

Grupo D
André Stein/George (ES/PB) x Allison Francioni/Fábio (SC/CE) – 11h
Harley/Moisés (DF/BA) x Rafael/Renato (PB) – 11h

Grupo E
Oscar/Pedro Solberg (RJ) x Luccas Lima/Guto (SP) – 10h10
Léo Vieira/Jô (DF/PB) x Miguel/Jefferson (MS/CE) – 10h10

Grupo F
Hevaldo/Vinícius (CE/ES) x Álvaro Andrade/Adelmo (SE/BA) – 9h20
Luciano/Fernandão (ES) x Lázaro/Matheus (GO/SE) – 9h20

Mais em Vôlei de Praia