Siga o OTD

Vôlei de Praia

Jaboatão (PE) abre a temporada do Circuito Brasileiro de 2019

A temporada 2019 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia começa nesta semana, a partir de sexta-feira (07.06), em Jaboatão dos Guararapes (PE). O torneio nacional é responsável por manter um calendário competitivo às duplas que não estão disputando o Circuito Mundial neste ano, e terá presença de grandes nomes, como os medalhistas olímpicos Márcio Araújo (CE) e Juliana (CE), e o campeão do Circuito Mundial 2008, Harley Marques (DF).

Outro atrativo para a competição é a presença de jovens promessas da modalidade e a estreia de novas formações. Uma delas é a do paraibano Jô, campeão da temporada 2018 ao lado do brasiliense Léo Vieira, e que agora formará dupla com Márcio Guadie (RJ). Jô comentou a expectativa para a competição e busca pelo bicampeonato.

“Estamos com uma expectativa muito boa, Márcio veio para João Pessoa (PB) para realizarmos um período de treinamento juntos. Fizemos um bom trabalho e estamos empolgados. A etapa de Recife é parecida com João Pessoa, pois o vento é bastante forte, é um elemento característico. Estamos adaptados com esse vento e creio que será um ponto positivo. Vamos lá nos divertir. Espero ser campeão da temporada novamente”, destacou.

No naipe feminino, uma das estreias será da dupla cabeça de chave número 2, da paraibana Andressa e da carioca Diana. Elas já haviam disputado uma etapa continental do Sul-Americano, mas farão a primeira participação em um torneio nacional nesta semana.

“Estamos animadas, tivemos uma primeira experiência no Circuito Sul-Americano, em Camaçari (BA), e vimos que temos tudo para dar certo. Temos que realizar ajustes, mas estamos treinando bem, animadas e confiantes. A expectativa é realizar em quadra o que estamos treinando, o resultado é consequência. Queremos fazer nosso melhor, se não vier agora, virá depois, trabalhando para fortalecer cada vez mais o time”, disse.

A competição conta com 16 duplas na fase de grupos, divididas em quatro grupos de quatro times. As 12 equipes mais bem colocadas no ranking de entradas entram direto à fase de grupos, no sábado, enquanto as outras quatro vagas são decididas no classificatório, que ocorre na sexta-feira. Esta fase pré-torneio conta com até 24 times se enfrentando em jogos eliminatórios diretos, com os quatro vencedores finais garantindo a vaga.

Os primeiros colocados de cada grupo se classificam direto para as quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam uma rodada a mais, da repescagem (round 1). Os quartos de cada grupo dão adeus ao torneio. A partir da repescagem o torneio seguem em formato eliminatório simples, com disputas de semifinais, terceiro lugar e final.

As 12 duplas já garantidas pelo ranking de entradas no naipe masculino e que começam a jogar no sábado são Ramon Gomes/Eduardo Davi (RJ/PR), Márcio Araújo/Álvaro Andrade (CE/SE), Miguel/Ferramenta (MS/RJ), Marcus Carvalhaes/Fernandão (RJ/ES), Hevaldo/Léo Vieira (CE/DF), Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ), Matheus Maia/Averaldo (RJ/TO), Harley/Luciano (DF/ES), Marcos Cabral/Raul (RJ/SE), Allison Francioni/Fábio Bastos (SC/CE), Márcio Gaudie/Jô (RJ/PB) e Rafael/Marcus Borlini (PR/ES).

No naipe feminino, os 12 times já garantidos pelo ranking de entradas são Izabel/Neide (PA/AL), Andressa/Diana (PB/RJ), Val/Flávia (RJ), Hegê/Talita (CE), Fabrine/Andrea (BA/AM), Rafaela/India (PA), Juliana/Josi (CE/SC), Aline/Juliana Simões (SC/PR), Sandressa/Vivian (AL/PA), Alba/Fernanda (BA), Luana/Aline (SP/BA) e Rita Vital/Roberta (RJ).

Após a primeira etapa, em Jaboatão (PE), o torneio passará por Cabo Frio (RJ), de 5 a 7 de julho, Maringá (PR), de 26 a 28 de julho, e Teresina (PI), de 16 a 18 de agosto.

Mais em Vôlei de Praia