Siga o OTD

Vôlei de Praia

Maria Clara/Anna e Thiego/Pablo levam o título em Fortaleza

Duplas de Rio de Janeiro e Paraíba, respectivamente, garantem a medalha de ouro no Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia

CBV/Divulgação

Os campeões da primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia da temporada 2019 foram definidos na manhã deste domingo (17.02). Representando o Rio de Janeiro, Maria Clara e Anna Beatriz ficaram com o ouro no naipe feminino, enquanto Thiego/Pablo, representando a Paraíba, levou a melhor no masculino. A próxima etapa acontece de 23 a 25 de julho, em local que ainda será divulgado pela Confederação Brasileira de Voleibol.

Maria Clara e Anna Beatriz (RJ) superaram na decisão Ágatha/Karol (SE) por 2 sets a 0 (21/11, 21/14), em 31 minutos. A campanha das campeãs, que saíram do classificatório, contou com seis vitórias em seis jogos e somente um set perdido em toda competição. Maria Clara é irmã dos também atletas profissionais Guto, que joga ao lado de Saymon, e de Marcus, que joga com Pedro Resende (PB), e filha do técnico Marcelo Carvalhaes, o ‘Big’.

Na disputa da medalha de bronze da etapa de Fortaleza (CE), vitória de Maria e Emanuely (MG) sobre Helena e Lari (SC) por 2 sets a 1 (17/21, 21/19 e 9/15), em 46 minutos, completando o pódio. Neste domingo, anteriormente, também haviam sido disputados os jogos pelas quartas de final e semifinal (veja todos os resultados abaixo).

O ouro rende 200 pontos para o Rio de Janeiro no ranking geral, que soma os resultados das três etapas do Circuito Brasileiro Sub-19, definindo o campeão da temporada. Sergipe aparece em seguida, com 180, e Minas Gerais soma 160. Os pontos de cada etapa vão para o estado, de acordo com a dupla mais bem colocada.

No naipe masculino, Thiego e Pablo (PB) superaram na final Diego e Pablo (CE) por 2 sets a 0 (21/11, 21/14), em 36 minutos de duração. A dupla paraibana venceu os cinco jogos que disputou e não perdeu nenhum set. Assim como ocorreu no feminino, no masculino o talento de um dos campeões também veio de berço. Thiego é filho da atleta profissional Thati, que disputará o Open de Fortaleza na próxima semana, na categoria adulto.

Na disputa de bronze, melhor para Gabriel e Patrick (PR), que venceram Euller e Samuel (SC) por 2 sets a 1 (10/22, 21/19, 17/19). O resultado deixa a Paraíba na liderança do ranking geral, com 200 pontos, seguido por Ceará, com 180, e Paraná, que soma 160.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.

A disputa do Sub-19 é uma prévia para a categoria adulta, já que Fortaleza também será palco do Circuito Brasileiro Open na próxima semana, de 20 a 24 de fevereiro, com diversos medalhistas olímpicos, pan-americanos e campeões mundiais em ação.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2018. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

Mais em Vôlei de Praia