Com o retorno de Gabi à seleção, o Brasil derrotou a República Dominicana por 3 sets a 0 — parciais de 25/23, 25/18 e 25/20 — em jogo válido pela Liga das Nações de Vôlei Feminino 2025 (VNL). O resultado, que teve Ana Cristina como principal destaque, fez a equipe de José Roberto Guimarães subir para a terceira colocação. Assim, com seis vitórias em sete partidas, o time brasileiro está atrás apenas de Itália e Polônia.
- Brasil perde do Japão e disputará 11º lugar do Mundial no polo aquático
- Com três titulares, Brasil mostra força do elenco e vence Alemanha na VNL
- Sophia Kelmer é campeã do Elite da Tailândia de tênis de mesa paralímpico
- Brasil perde do Chile nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de rúgbi XV
- Pan Júnior: brasileiros param na repescagem do scratch masculino
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Destaques
Pelo lado brasileiro, Ana Cristina foi o grande nome da partida, anotando 26 pontos — sendo 23 de ataque, um de bloqueio e dois de saque. Além dela, Júlia Bergmann brilhou com 11 pontos, enquanto Julia Kudiess se destacou nos bloqueios, somando cinco pontos nesse fundamento. Tainara também contribuiu com seis pontos, reforçando o poder ofensivo da equipe.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Por outro lado, na República Dominicana, Brayelin Martinez foi a maior pontuadora, com 12 pontos, todos em ataques. Já Isabel Peña somou 13 pontos, sendo 10 de ataque, um de bloqueio e dois de saque. Além delas, Gaila marcou 10 pontos, mas os erros e a dificuldade no bloqueio impediram uma reação mais efetiva.
Brasil abre vantagem no primeiro set
No primeiro set, o Brasil mostrou força desde o início e fechou a parcial em 25 a 23. Ana Cristina liderou a pontuação, com oito acertos — sete de ataque e um de saque. Ainda que a pressão dominicana tenha sido forte, o time de José Roberto Guimarães conseguiu administrar a vantagem até o fim.
Além disso, Julia Kudiess contribuiu com quatro pontos, bloqueando bolas decisivas que contiveram o ataque caribenho. Por sua vez, Peña Isabel e Brayelin Martinez mantiveram o equilíbrio, somando juntas 11 pontos. No entanto, não conseguiram virar o placar.
Ana Cristina comanda o segundo set
No segundo set, o Brasil manteve o ritmo intenso e, consequentemente, venceu por 25 a 18. Ana Cristina seguiu como principal referência ofensiva, marcando mais dez pontos — nove de ataque e um de saque. Júlia Bergmann também apareceu bem, com cinco pontos, enquanto Tainara somou três, ajudando a ampliar a vantagem.
Enquanto isso, Peña Isabel e Brayelin Martinez tentaram reagir. Contudo, o bloqueio brasileiro funcionou bem e, aliado aos erros dominicanos, comprometeu o rendimento da equipe caribenha. Dessa forma, o Brasil abriu 2 a 0 na partida.
Retorno de Gabi empolga a torcida
No terceiro set, o Brasil controlou o jogo do início ao fim e confirmou a vitória ao fechar em 25 a 20. Mais uma vez, Ana Cristina se destacou, anotando oito pontos — sete de ataque e um de bloqueio. Macris e Julia Kudiess também brilharam no bloqueio, o que dificultou as jogadas adversárias.
Por fim, a grande novidade foi a entrada de Gabi na reta final do set. Medalhista de bronze em Paris-2024, a capitã fez sua estreia nesta edição da VNL e foi bastante aplaudida ao voltar a defender a seleção.
Próximos compromissos
Após mais uma vitória, o Brasil volta à quadra neste domingo (22) para enfrentar a Turquia, às 13h30 (de Brasília), em Istambul. O duelo é direto na briga pelas primeiras colocações da VNL. Por sua vez, a República Dominicana tenta se recuperar contra a Coreia do Sul, também no domingo, às 10h.