A seleção brasileira feminina de vôlei fecha neste domingo (22) sua participação na etapa de Istambul da Liga das Nações (VNL). Para o duelo diante da Turquia, às 13h30 (horário de Brasília), no Ginásio Sinan Erdem Dome, o técnico Zé Roberto Guimarães manteve a capitã Gabi e repetiu as demais relacionadas que estiveram à disposição na vitória contra a República Dominicana. No momento, o Brasil ocupa a quarta colocação da competição com seis vitórias e uma derrota, somando 18 pontos. A nação verde-amarela está atrás apenas de Polônia, terceira, e das invictas Itália, líder, e o selecionado turco, segundo.
As 14 atletas inscritas para o duelo decisivo da segunda semana da VNL feminina foram confirmadas sem alterações pelo treinador, indicando a confiança dele na formação atual. O Brasil segue em busca de pontos importantes para garantir vaga na fase final do torneio, que acontece em Lodz, na Polônia, de 23 a 27 de julho. Com a fase classificatória chegando ao fim, cada detalhe se torna importante. E jogar contra as donas da casa, com torcida contra e ginásio lotado, representa mais um desafio de alto nível para o time verde-amarelo, ainda mais com as mandantes invictas e na frente na tabela.
- Com três titulares, Brasil mostra força do elenco e vence Alemanha na VNL
- Sophia Kelmer é campeã do Elite da Tailândia de tênis de mesa paralímpico
- Brasil perde do Chile nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de rúgbi XV
- Pan Júnior: brasileiros param na repescagem do scratch masculino
- Cascavel vence Maringá fora de casa pela Liga Nacional de Handebol
Desafio contra a Turquia pode definir classificação do Brasil
A manutenção da lista de convocadas reforça a estratégia de continuidade adotada por Zé Roberto. A equipe que superou a República Dominicana mostrou evolução em comparação com o jogo anterior em que o Brasil fez 3 a 0 no Canadá. A consistência defensiva e um bom volume de jogo são qualidades que o treinador valoriza bastante e serão decisivas diante da forte seleção turca, atual campeã europeia e semifinalista nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, perdendo a disputa do bronze para a seleção brasileira, por 3 sets a 1.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A partida contra a Turquia será um teste importante do Brasil antes da terceira e última semana da fase de classificação da VNL. A vitória pode consolidar o selecionado verde-amarelo entre os primeiros colocados e garantir uma posição estratégica no chaveamento de quartas de final. A presença de jogadoras experientes como Gabi, além do bom momento de jovens talentos como Julia Bergmann e Ana Cristina, fortalecem o time. Nesta semana, o técnico italiano Daniele Santarelli acrescentou ao grupo turco titulares que ficaram ausentes anteriormente: Vargas, Karakurt, Gunes e Ozbay.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Veja a lista completa das convocadas
- Levantadoras: Macris e Roberta
- Opostas: Jheovana e Tainara
- Ponteiras: Ana Cristina, Gabi, Helena e Júlia Bergmann
- Centrais: Diana, Júlia Kudiess, Lorena e Luzia
- Líberos: Kika e Laís