Siga o OTD

Vôlei

Birigui e Chizoba são destaques da temporada regular na França

Os dois jogadores brasileiros entraram na lista de melhores da primeira fase do Campeonato Francês de Voleibol

Birigui e Chizoba
Birigui e Chizoba (Foto: Divulgação)

Os brasileiros seguem marcando seus nomes na Liga Francesa de Voleibol. A atual edição da principal competição da modalidade do país que vai sediar os próximos Jogos Olímpicos chegou a sua fase decisiva com o início dos playoffs. O começo dos jogos eliminatórios também marcou o fim da temporada regular. Nela, Victor Birigui e Chizoba entraram para a seleção do campeonato.

O novato

Victor Birigui faz sua temporada de estreia na França e já um dos destaques do Chaumont. O ex-ponteiro do Sesi reforça a presença brasileira entre os melhores do torneio. “Para mim, foi muito bom receber esse reconhecimento. Era algo que eu não esperava, mesmo fazendo uma excelente campanha. Acredito que o diferencial foi a minha mentalidade e o meu jeito de treinar. Estou desde o primeiro dia com muito foco em desenvolver meu voleibol”, afirmou Birigui.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com o bom momento, o jogador de 24 anos quer brigar por uma vaga no elenco da Seleção Masculina de Vôlei nos Jogos Olímpicos em Paris-2024. Anteriormente, Birigui já defendeu o time adulto brasileiro nas Copas Pan-Americanas de 2018 e 2023, além do Campeonato Sul-Americano de 2019.

“Uma das minhas grandes metas é ser campeão francês e, com certeza, voltar a vestir a camisa do Brasil, ainda mais em ano de Jogos Olímpicos. Afinal, já estou na França! Brincadeiras à parte, um dos meus maiores sonhos é ser campeão olímpico”, garante Birigui.

O Veterano

Na França desde 2019, Chizoba também figura a lista de melhores de sua posição na primeira fase da Liga Francesa. Pelo Nantes, time que defende desde 2022, o brasileiro fez 498 pontos e terminou como o segundo maior pontuador de toda competição. Tamanha performance lhe rendeu o reconhecimento de MVP e melhor oposto não apenas pelo ótimo desempenho ofensivo, mas também pela liderança e contribuição para o desempenho coletivo.

“Desta vez, foi uma surpresa. Realmente não estava contando com isso e não era uma prioridade. Mas acho que foi merecido, jogamos bem na Copa da Europa, estamos na final da Copa da França e terminamos a fase regular do Campeonato Francês. Resultados coletivos influenciam os prêmios individuais”, destacou Chizoba. É o segundo ano consecutivo que ele ganha o reconhecimento.

“A palavra que define a liga é equilíbrio. O nível é muito parelho do primeiro ao último colocado, o que torna cada rodada uma verdadeira batalha! O nível está subindo cada vez mais, com muitos jogadores de seleção vindo jogar aqui. Em grande parte pelo fato de que a França é a atual campeã olímpica”, completou o oposto.

*Com informações do Team GM

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Vôlei