Siga o OTD

Vôlei

Praia Clube repete 4º lugar no Mundial, Eczacibasi é tricampeão

Saiba os detalhes do duelo entre Praia Clube e Tianjin, da China, pela disputa pelo bronze do Mundial de Clubes de vôlei feminino

Na imagem, Suelen, líbero do Praia Clube, lamentando ponto desperdiçado.
Suelen, líbero do Praia Clube, lamentando ponto desperdiçado. Foto: Volleyball World

Com a derrota para o Tianjin Bohai Bank, da China, por 3 sets a 1 (25/23, 25/20, 17/25 e 25/19) o Praia Clube fica com quarto lugar no Mundial de clubes. Dessa forma, o time repete neste domingo (17) no Centro Desportivo Dragão Amarelo, em Hangzhou, China, seu melhor resultado obtido em 2018. Além disso, o time de Gabi Guimarães, o VakifBank, foi vice-campeão, perdendo a final turca para o rival Eczacibasi.

Com a eliminação na semifinal para o Eczacibasi, da Turquia, o Praia Clube tentava, ao menos subir um degrau no seu retrospecto no Mundial. A equipe de Uberlândia participou pela quinta vez consecutiva do torneio. Anteriormente, sua melhor colocação foi o quarto lugar em 2018, quando estreou por convite. Na última edição, em 2022, o time ficou na quinta colocação.

No entanto, o Tianjin teve mais força mental e erro menos do que o Praia Clube para ficar com o bronze. Desse modo, o time chinês foi mais incisivo nos momentos decisivos dos dois primeiros sets. Primordialmente, Tainara foi espetacular (mais uma vez) e comandou uma reação no terceiro set. A oposta anotou nada menos do que 32 pontos na partida inteira, com 27 em ataques, quatro em bloqueios e um ace.

Todavia, o time do Praia Clube não encaixou o seu melhor jogo e cometeu, ao todo, 25 erros que se converteram em pontos para o Tianjin. Ou seja, um set inteiro de graça para o adversário chinês, que errou 12 vezes. O time da casa também foi melhor nos bloqueios, 10 a 8 e mais equilibrado na distribuição dos pontos. Quatro atletas fizeram mais que 12 pontos, enquanto que o Praia Clube teve apenas Tainara e Giovana acima dessa marca.

Duelo multicampeão turco na final

Na final, o duelo foi entre os times turcos do VakifBank Spor Kubulu, time da brasileira Gabi Guimarães, e Eczacibasi Dynavit Istambul. Era um embate entre o tetracampeão do Mundial de clubes contra o bicampeão, que não via o título desde 2016. Assim, o Eczacibasi conquistou o tricampeonato da competição no tie-brake. O placar foi 3 sets a 2 (19/25, 25/23, 25/23, 23/25 e 15/9) em uma virada emocionante. Jordan Thompson, companheira de time da brasileira, foi a maior pontuadora da partida, com 33 pontos e Gabi contribuiu com 16.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Nas premiações individuais, Tainara, do Praia Clube foi a maior pontuadora e Gabi Guimarães fez parte do dream team do torneio. A oposta sérvia Tijana Boskovic, do Eczacibasi, foi a maior pontuadora do time na final e MVP da competição.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Vôlei