Siga o OTD

Jogos Mundiais Universitários

Brasil consegue virada épica contra a Polônia na estreia do vôlei feminino

Brasil perde dois primeiros sets, força tie-break e reverte desvantagem de cinco pontos para vencer a Polônia em Chengdu

(Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Que estreia! O Brasil iniciou sua participação no torneio de vôlei feminino dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu de forma épica. Em duelo contra a Polônia, a equipe perdeu os dois primeiros sets, mas conseguiu empatar e forçou o tie-break. Na parcial decisiva, chegou a estar cinco pontos atrás e virou o placar. Assim, venceu a partida por 3 sets a 2 (21/25, 22/25, 25/23, 25/19 e 16/14).
+ Vôlei masculino perde para Alemanha na estreia da Universíade de Chengdu

O Brasil teve um início ruim e viu a Polônia dominar o primeiro set, em 25/21. A equipe europeia seguiu melhor na segunda parcial e também venceu, em 25/22. Já para o terceiro set, o Brasil teve uma grande melhora e tomou as rédeas do placar, chegando a abrir cinco pontos. A equipe chegou a tomar o empate, mas levou a melhor no fim, em 25/23.

Brasil e Polônia se enfrentando no vôlei feminino dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
Polônia foi melhor nos dois primeiros sets (Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Impulsionado pela boa vitória na parcial anterior, o Brasil manteve a intensidade no quarto set e foi dominante, vencendo por 25/19. Dessa forma, o tie-break foi forçado. Por lá, o Brasil teve um momento de instabilidade ocasionado por um erro da arbitragem e, assim, a Polônia abriu cinco pontos de vantagem, em 11/6. Empurrado pela torcida de atletas de outras modalidades e membros da comissão técnica, o Brasil cortou a diferença e conseguiu a virada em 16/14.

Números

O Brasil começou o jogo com Sabrina Groth, Jussara, Camila Mesquita, Sabrina Machado, Leticya, Lyara e Laís Lima (L). Natalia Danielski entrou no lugar de Camila no terceiro set. Mikaella Costa e Duda Lima entraram na inversão do 5×1 ao longo do jogo. Sabrina Machado foi a maior pontuadora da partida, com 21 pontos. Jussara também teve papel fundamental, marcando 17 pontos, enquanto Sabrina Groth anotou 14.

Sabrina Machado atacando bola
Sabrina Machado, autora de 21 pontos (Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Com a vitória, o Brasil dá um passo importante para se classificar em primeiro lugar no grupo A do vôlei feminino nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A chave é composta por três equipes, sendo que as duas melhores avançam. O próximo compromisso do Brasil será contra Taiwan, nesta terça-feira (01º), às 09h (horário de Brasília).

Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu acontecem entre os dias 28 de julho e 8 de agosto. A competição reúne atletas de mais de 110 países, com idades entre 18 e 27 anos. O evento aconteceria em 2021, mas sofreu adiamento de dois anos por conta da pandemia de Covid-19. No caso do vôlei feminino, a base da equipe é da Unip-SP.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Jogos Mundiais Universitários