Siga o OTD

Taekwondo

Brasil cai em três quartas de final no primeiro dia do taekwondo

João Victor Diniz, Matheus Gilliard e Vitória Lima venceram uma luta e pararam nas quartas nos Jogos de Chengdu

João Victor Diniz em ação no taekwondo dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
João Victor Diniz (Foto: Célio Júnior/CBDU)

O taekwondo brasileiro ficou no “quase” por um lugar no pódio no primeiro dia de disputas da modalidade nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China, nesta segunda-feira (31). Matheus Gilliard (54kg), Vitória Lima (57kg) e João Victor Diniz (68kg) chegaram até as quartas de final em suas respectivas categorias e, assim, ficaram a uma vitória da medalha. Júlia Nazário (46kg) também competiu, mas caiu nas oitavas.

Cabeça de chave número 2 da categoria até 68kg, João Victor Diniz estreou já nas oitavas de final, onde venceu o ucraniano Oleh Mamatov por 2 a 0 (9/6 e 10/3). Na sequência, já pelas quartas, ele encarou o taiwanês Chiu Yi-jui e perdeu pelo mesmo placar, em parciais de 7/2 e 8/3. João tem 23 anos e participou do Mundial Adulto de taekwondo há cerca de três meses.

Vale destacar que não há disputa de terceiro lugar no taekwondo. Ou seja, quem cai na semifinal automaticamente fica com a medalha de bronze. Assim, João Victor Diniz ficou a um triunfo de ir ao pódio em sua primeira participação nos Jogos Mundiais Universitários. Mesma situação viveram Matheus Gilliard (54kg) e Vitória Lima (57kg), que também venceram uma luta e perderam na luta decisiva.

Vitória Lima competindo no taekwondo dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
Vitória Lima (Foto: Célio Júnior/CBDU)

Matheus atropelou o francês Hamza Boukarnia em sua estreia, vencendo por 14/1 e 14/2, e perdeu para o sul-coreano Yonghyuk Nam na sequência, em 6/6 e 19/5. Já Vitória passou pela espanhola Andreea Glodeanu em 1/0 e 4/4, e perdeu para a polonesa Patrycja Adamkiewicz em 3/0 e 4/0 na sequência. Ele tem 18 anos de idade, enquanto ela tem 26.

Outros brasileiros

Por fim, a outra brasileira em ação no dia foi Júlia Nazário, na categoria até 46kg. Ela iniciou sua participação na fase de 16 avos, onde venceu a francesa Aurelie Buttarelli por 2 a 1 (12/6, 3/11 e 5/4). Em seguida, nas oitavas, perdeu para a cazaque Rita Bakisheva por 10/0 e 17/7.

O Brasil conta com a participação de 16 atletas no taekwondo nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A competição reúne atletas com idades entre 18 e 27 anos, que conciliam a vida atlética com a estudantil. Na noite desta segunda-feira (31), entrarão em ação: Nivea Barros (49kg), Bruno Leal (58kg), Gabriela Mello (67kg) e Lucas Ostapiv (80kg). As lutas começam a partir das 22h (horário de Brasília), com transmissão da Fisu TV.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Taekwondo