Siga o OTD

Vôlei

Polônia quebra tabu e é campeã da Liga das Nações de vôlei

Diante da sua torcida, Polônia vence Estados Unidos e conquista seu primeiro título na Liga das Nações de vôlei masculino

Jogadores da Polônia comemoram ponto contra os Estados Unidos na final da Liga das Nações de vôlei masculino VNL
(Foto: FIVB)

A Liga das Nações (VNL) de vôlei masculino tem um novo campeão. Neste domingo (23), em Gdansk, a Polônia derrotou os Estados Unidos por 3 a 1, com parciais de 25/23, 24/26, 25/18 e 25/18. Dessa forma, os poloneses ganharam o seu primeiro título na VNL inflamando a torcida no ginásio. Foi a primeira vez, desde 1997, que o time que sediou a fase final da Liga das Nações (ou da sua antecessora, a Liga Mundial) terminou em primeiro lugar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A Polônia ficou em terceiro lugar na primeira fase da competição, com dez vitórias e duas derrotas. Após passar por Brasil e Japão nos playoffs, os poloneses alcançaram a final. No confronto contra os Estados Unidos, a seleção comandada por Nikola Grbió teve uma grande atuação. As duas primeiras parciais foram mais apertadas, com a Polônia vencendo o primeiro set por 25/23, enquanto os norte-americanos ganharam o segundo por 26/24. Mas nos dois sets seguintes, só deu Polônia. Com o oposto Lukasz Kaczmarek tendo uma atuação de gala, os anfitriões venceram as últimas parciais por 25/18.
+ Guilherme Costa fica em 4º lugar nos 400m livre no Mundial de Fukuoka
+ Bia Bulcão avança para o quadro principal no Mundial de Esgrima
+ Conjunto do Brasil fica em quinto lugar na Copa do Mundo de Milão
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Kaczmarek foi o maior pontuador da partida, com 25 pontos, sendo 23 de ataque, um de bloqueio e um ace. Do lado dos Estados Unidos, o ponteiro Torey Defalco foi o principal pontuador, com 14 acertos: 13 de ataque e um de saque.

Tabu quebrado

Juntando a Liga das Nações com a antiga Liga Mundial, desde 1996 que o país sede da fase final do torneio anual de seleções do voleibol não era campeão. Na ocasião, a Holanda venceu a Itália em Roterdã por 3 a 2 para ficar com a medalha de ouro. Quem ficou mais próximo de quebrar essa ‘zika’ nos últimos anos foi o Brasil, que ficou em segundo lugar na edição de 2017, disputada em Curitiba, após perder para a França no tiebreak.

Japão no pódio

Quem completou o pódio da Liga das Nações foi o Japão. A equipe asiática surpreendeu na primeira fase da VNL, ao terminar em segundo lugar, com dez vitórias e apenas duas derrotas. Depois que perdeu para a Polônia na semifinal, o Japão foi para a disputa da medalha de bronze contra a Itália. Em um jogo decidido no tiebreak, os japoneses asseguraram o lugar no pódio com uma vitória por 3 a 2 (25/18, 25/23, 17/25, 17/25 e 15/9). Os destaques do jogo foram o ponteiro Ishikawa e o oposto Miyaura que marcaram 21 e 20 pontos respectivamente.

Seleção do campeonato

Com o título da VNL, a Polônia dominou a seleção da competição. Entraram na lista o oposto Lukasz Kaczmarek, o central Jakub Kochanowski, o ponteiro Aleksander Sliwka, assim como o líbero Pawel Zatorski, que também foi eleito o MVP da Liga das Nações. Os Estados Unidos tiveram o levantador Micah Christenson e o central David Smith no time ideal, enquanto o Japão teve como premiados o ponteiro Ishikawa Yuki e o treinador Philippe Blain.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei