Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão avança para a chave principal do Mundial no florete

No segundo dia de Mundial de Esgrima, em Milão, a boa notícia para o Brasil foi o ingresso de Bia Bulcão à chave principal do Campeonato

Bia Bulcão não consegue alcançar as finais no Brasileiro Interclubes de esgrima (Foto: Alexandre Loureiro/COB)
Bia Bulcão com o capacete nas cores da bandeira do Brasil. Foto: Alexandre Loureiro/COB

Depois de um primeiro dia em que o Brasil não teve atletas que seguiram para as etapas finais, Bia Bulcão teve um desempenho irretocável e conseguiu a classificação para a chave principal do florete feminino. A atleta ficou com uma das 16 melhores campanhas das pules e garantiu vaga diretamente, sem precisar jogar nos quadros preliminares.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Bia venceu cinco dos seis jogos disputados. Assim, a primeira vitória foi contra a indiana Joys Stalinraj (5 a 2). Depois, contra a croata Marcela Dajcic (5 a 2). Em seguida, a vítima foi a argelina Selma Lilia Benchekor (5 a 1), assim como a argentina Maria Ludmilia Terni (5 a 3) e a romena Emilia Corbucom (5 a 1). Seu único revés foi diante da húngara Flora Pasztor (3 a 5).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Logo após a classificação, Bia comemorou o resultado: “Foi muito legal. Me preparei bastante para isso e fico feliz de ter cumprido esse primeiro objetivo. Agora é descansar, me recuperar e preparar para a fase final na quarta-feira (26)”, alertou. Ao lado dela estarão as 16 cabeças de chave do torneio, as outras 15 melhores atletas das pules e 32 adversárias que conquistaram vaga nos quadros preliminares. Portanto, seu primeiro desafio na quarta-feira, no quadro de 64, será contra a japonesa Karin Miyawaki, número 22 do mundo, às 3h30 (horário de Brasília).

Outros brasileiros no dia

Mariana Pistoia venceu quatro dos seis desafios disputados e passou na 30ª colocação direto do primeiro quadro preliminar. No entanto, caiu para a sul-coreana Sena Hong (15 a 7) e ficou fora da chave principal. Da mesma maneira, Giovana Bonetti passou em 77°, com duas vitórias na pule, e acabou eliminada no primeiro quadro preliminar, para a australiana Sophia Glasson, por 15 a 9.

Na espada, os esgrimistas brasileiros ficaram pelo caminho. Alexandre Camargo, líder do ranking nacional, caiu no último quadro preliminar. Ele ficou a uma vitória da vaga na chave principal do Mundial. Na pule, com três vitórias e duas derrotas, terminou com a 83ª melhor campanha e passou do primeiro quadro. Na etapa seguinte, vitória diante do austríaco Jan Schuhmann (15 a 12). No jogo da classificação para a chave principal, no entanto, Alexandre perdeu para o canadense Dylan French (15 a 11), número 50 do mundo.

Os outros três brasileiros da espada caíram em fases anteriores. Maurício Pellegrino foi o melhor do país na pule, em 67° lugar (quatro vitórias em seis jogos). Passou direto pelo primeiro quadro preliminar, mas o venezuelano Gabriel Lugo (4 a 14) o derrotou na fase seguinte. Fabrizio Lazzarotto caiu no primeiro quadro preliminar, perdeu para o saudita Khalifah Alomairi (13 a 15). Por fim, Leandro Seini saiu da competição na mesma fase, com a derrota para o indiano Shanthimol Rajendran (4 a 15).

Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima